Clubes perderem pontos no returno da Divisão Acesso por escalação de atleta irregular é uma novela que se repete a cada campeonato. Já escrevi sobre isso e tudo não passa de puro amadorismo. Os dirigentes se perdem no controle de quem está pendurado e até mesmo de quem está suspenso. Nesta falta de atenção os atletas acabam sendo escalados. No final quem acaba pagando ônus é o clube.
Nas duas últimas semanas tivemos equipes perdendo pontos na tabela. O Tupi foi um deles. Na chave do Guarani, o Inter de Santa Maria foi a bola da vez. O clube foi punido com três pontos que lá no término da primeira fase vamos ver se vai fazer a diferença na busca pela classificação. É bem provável que faça.
Não entendo porque a entidade máxima do futebol profissional gaúcho não cria um Departamento dentro da Divisão de Acesso e coloca alguém responsável para esse controle. A Divisão de Acesso de 2023 é super fácil de manter o controle até porque são rodadas somente aos finais de semana. A entidade poderia notificar o clube. Esse, se mesmo assim optar em escalar o suposto atleta irregular, sabe das consequências.
Tem também aqueles clubes que rigorosamente cuidam de si mas que ficam no ‘bico’ de qualquer um vacilar para acionar o Tribunal. O Inter titubeou, perdeu três pontos, caiu na tabela para o penúltimo lugar, tem ameaçada a classificação no G4 e mesmo que seja por apenas 1%, ainda sofre ameaça de rebaixamento.
Despedida fora de casa
Contra o Guarany, em Bagé, o Guarani, de Venâncio Aires, fará neste sábado seu jogo de despedida como visitante na Divisão de Acesso 2023. Dois empates em seis jogos é a campanha do Rubro-negro. São míseros 11% de aproveitamento. São apenas dois gols marcados e 12 sofridos.
O clube de Bagé fará de tudo pra vencer esse jogo que poderá carimbar a classificação antecipada às quartas de final.
Esse é também o jogo que poderá carimbar de vez o rebaixamento do Guarani à Terceirona.
Jogo para somar pontos
A Assoeva joga neste sábado pelo Gauchão de Futsal em um horário meio atípico. Será às 18h. Depois de uma série de três jogos fora de casa onde somou apenas três pontos, a equipe do técnico Fernando Malafaia tem que voltar a vencer para subir na tabela. Estar entre os quatro melhores ao término da fase está entre os objetivos. Para chegar lá a equipe terá que ser pontual dentro do Poliesportivo e buscar algo mais como visitante. A ACBF não perdeu tempo e já disparou na liderança. O Atlântico está na mesma levada. A Assoeva precisa pegar o ritmo e na base da superação também tentar chegar lá.