A primeira visita do projeto Rotas da Inovação, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict), ocorrerá nesta segunda-feira, 17, no porto de Estrela, na região dos Vales. Dividida em dois momentos, a programação começará com avaliação das ações desenvolvidas nos últimos quatro anos pelo programa Inova RS e prosseguirá com apresentação de casos de impacto do Governo do Estado, programas de fomento de instituições financeiras e pautas de inovação na indústria.
Liderada pela Sict, a comitiva percorrerá as oito regiões do estado até outubro e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs); da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec); do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); do Badesul; e do Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do RS (Citec/Fiergs).
“Para desenvolver o estado e melhorar a qualidade de vida da população, precisamos levar a inovação para todas as regiões. Visitar o interior faz parte dessa estratégia. O diálogo direto com atores dos ecossistemas locais é essencial para avaliarmos o que vem sendo feito e pensarmos em novos passos”, destaca a titular da Sict, Simone Stülp.
O debate sobre novas ações terá como base o planejamento estratégico da Sict para o ciclo 2023-2026. Entre os destaques, segundo Simone, estão o investimento em inovação social para levar as políticas públicas para as periferias urbanas e rurais do estado; o incentivo ao setor de semicondutores por meio de edital e programa específicos; a criação de um centro de inteligência voltado ao agronegócio gaúcho; e a elaboração de leis municipais de inovação a partir dos marcos legais federal e estadual.
Nesta segunda, o encontro começará às 15h30min, na Empresa Pública de Logística Estrela (E-LOG), com o Marco Avaliativo Inova RS. Trata-se de uma dinâmica conduzida pela equipe da Sict para debater avanços e desafios do Inova RS, programa “guarda-chuva” da pasta.
Em seguida, haverá apresentação de projetos da secretaria e da Fapergs, com foco em casos de impacto na região. A Sedec, o Badesul e o BRDE também compartilharão seus programas de fomento à inovação. Para finalizar, o Citec, da Fiergs, abordará pautas de inovação na indústria. Haverá atendimento à imprensa no local.
Após Estrela, na região dos Vales, o projeto Rotas da Inovação passará pelas demais regiões do estado, com visitas previstas nas cidades de Santa Maria, Santana do Livramento, Capão da Canoa, Horizontina, Frederico Westphalen, Flores da Cunha e Pelotas. A programação está sujeita a alterações.
Fonte: Governo do Estado