Todos os fins de semana, os leitores da Folha do Mate têm a oportunidade de aprender um pouquinho de alemão, essa língua que está diretamente ligada à cultura da nossa região, especialmente aos imigrantes que chegaram ao Rio Grande do Sul há quase 200 anos e seus descendentes.
Quem compartilha conosco esses ensinamentos é a colunista e professora de língua alemã Jaqueline Bender, que nas edições impresas de sábado assina uma coluna bilíngue (português e alemão).
Na próxima semana, ela vai estar representando a escola de língua alemã Auf gut Deutsch, com sede em Santa Cruz do Sul, no 12º Congresso Brasileiro de Professores de Língua Alemã, que ocorrerá, em Florianópolis. No evento, que ocorrerá de de 26 e 28 de julho, a diretora da escola ministrará um workshop. O congresso é promovido pela Associação Brasileira de Professores de Alemão e acontecerá na Universidade Federal de Santa Catarina.
Feriado na próxima semana
Na próxima terça-feira, 25, é feriado municipal em Venâncio Aires. Neste ano, completa uma década que o dia de homenagens aos colonos e motoristas se tornou feriado na Capital do Chimarrão.
Nesta mesma data também é feriado em cidades vizinhas de Mato Leitão e Santa Cruz do Sul. Para marcar a data, Folha publica caderno especial encartado na edição impressa da próxima terça-feira.
Promoção em parceria com o restaurante Amélia vai até o dia 10
A promoção da Folha do Mate em parceria com o restaurante Amélia Cozinha com Alma segue até o dia 10 de agosto e é exclusiva para quem assina a Folha.
Os assinantes poderão adquirir cupons promocionais no valor de R$ 17,90 para desfrutar o buffet livre do restaurante. Os bilhetes devem ser adquiridos na recepção da Folha do Mate (rua Visconde do Rio Branco, 600) e entregues no restaurante, no momento do almoço. Cada assinante pode adquirir até seis cupons e a promoção é válida para o buffet que é servido de terça a sexta-feira, das 11h às 14h. Na próxima terça-feira, 25, feriado municipal, o restaurante estará fechado. Corra e garanta o seu cupom!
Mau cheiro na cidade
Um dos assuntos mais comentados nesta semana foi o cheiro desagradável pelas ruas de Venâncio Aires. A reportagem da Terra FM e Folha do Mate recebeu diversas mensagens de ouvintes e leitores questionando o motivo do mau cheiro. Segundo alguns relatos, o cheiro é semelhante ao das fezes. “Parece fedor de cocô”, disse uma moradora. Algumas pessoas chegaram a cogitar que poderia ser um odor de esgoto, o que já foi descartado pelo Município e pela Corsan.
Em entrevista do programa Folha 105 – 1ª edição desta sexta-feira, 21, o secretário municipal de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, comentou sobre o assunto e trouxe explicações para o que foi registrado. Segundo ele, há uma resposta climática para o que aconteceu. “Sentimos no dia de ontem um aquecimento repentino, que foi provocado pelo deslocamento de uma massa de ar quente que vem do Norte, é o famoso vento Norte. Com ele, veio esse calor que estamos sentindo e também o odor que, acreditamos, ser oriundo de empresas de beneficiamento de produtos de origem animal”, disse. Segundo o secretário, é provável que o cheiro tenha vindo de empresas instaladas no Vale do Taquari, região que geograficamente fica ao Norte do município.