A 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), comemora as conquistas de seus representantes no Festival de Artes (Fenart) e Rodeio Campeiro, realizados entre os dias 20 (quinta-feira) e 23 (neste domingo), na cidade de Irati, Paraná.
Entre os campeões está o casal de Venâncio Aires, Edison e Rosângela Aquino, do Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição. Eles conquistaram o troféu de 1º Lugar, na modalidade Danças Gaúchas de Salão – categoria Xirú.
Mas não para por aí. Os casais Jeferson Diesel e Ana Paula Delazari, trouxeram o 1º lugar na mesma modalidade, na categoria Veterana. Eles representaram o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Tropilha Farrapa de Lajeado.
Da mesma entidade, os jovens Felipe Caliari da Rosa e Thaissa de Freitas Bomm, ficaram com o terceiro lugar – categoria adulta – também na modalida Danças Gaúchas de Salão. Que também está mais faceiro que ‘guri de bombacha nova’, é o casal Ana e Andreas Finke, instrutores dos campeões.
Ainda na parte artística – modalidade Chula – o representante do CTG Tropilha Farrapa, Dionatas Brondani, conquistou o 3º lugar, na modalidade.
Campeira
Os destaques também vieram com os guris da campeira. Matheus Leindecker, do Piquete Dom Ermilo, de Lajeado, foi o grande campeão individual – Braço de Ouro Nacional.
Também no Laço Guri, Matheus Leindecker e Brayan Bokkenhagen, trouxeram o troféu de 2º lugar para a entidade e Região.
Homenagem
Na abertura do 15º Fenart, que teve a participação dos Movimentos Tradicionalistas (MTGs) do Rio Grande do Sul, Santa Catariana, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Planalto Central, o Presidente do MTG/RS, Manoelito Carlos Savaris (em memória), foi homenageado com uma música composta pelo Grupo Canto da Terra, e também escolhido como Patrono Espiritual do Evento. Atual presidente, Ilva Borges Goulart, fez pronunciamento, emocionada, agradecendo a homenagem e reforçando as palavras da letra, da música, que fala do seguir adiante. “[…] vai com Deus nosso eterno comandante, que aqui seguimos firmes empunhando a bandeira do nosso amado Rio Grande… bateu a última continência na terra, olha por nós aí de cima e pela nossa tradição…”.