O primeiro semestre do ano marca a vida dos jovens tradicionalistas por meio dos eventos culturais. Nos meses de abril e maio ocorre o Entrevero e Ciranda Cultural, respectivamente, quando Peões e Prendas – das fases regionais – buscam a titulação em âmbito estadual.
No entanto, o movimento continua com as novas gestões – a chamada fase interna – quando outros jovens passam a representar suas entidades – por meio de concurso ou indicação- e com isso, um novo ciclo se inicia para eles, com objetivos de representar a juventude tradicionalista e buscar conhecimentos.
QUERÊNCIA
Uma das primeiras entidades, da 24ª Região Tradicionalista, a divulgar sua gestão 2023/24, de Prendas e Peões, foi o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Querência do Arroio do Meio de Arroio do Meio. Entidade que tem como patrão Clecio Schwarzer e diretora cultural, Verenice Diniz.
Entre os jovens, a 1ª Prenda adulta, Amália Rempel Fontana, que já foi 1ª Prenda Juvenil, e a 1ª Prenda Juvenil, Maria Eduarda Leidens Kunzler, que reassume o cargo para mais uma gestão.
Gestão 2023/24
- 1º Piazito: Caio Augusto Majolo
- 2ª Prenda Pré-mirim: Manuela Trasel
- 1ª Prenda Pré-mirim: Júlia Gomes Schwarzer
- 1º Piá: Miguel Fell
- 2ª Prenda Mirim: Pietra Irga
- 1ª Prenda Mirim: Manuela Damasceno
- 1º Guri: Bruno Moreira Fell
- 2ª Prenda Juvenil: Manuela Rauber
- 1ª Prenda Juvenil: Maria Eduarda Leidens Kunzler
- 1º Peão: Arthur Leidens Quinot
- 3ª Prenda: Ketrin Cristina Gabriel
- 2ª Prenda: Maria Gorete Teloken
- 1ª Prenda: Amália Rempel Fontana