Duas primeiras turmas do EJA EAD Sesc têm formaturas neste sábado

-

Neste sábado, 12, a partir das 19h, no auditório do Colégio Gaspar Silveira Martins, 33 jovens e adultos receberão o certificado do Ensino Médio por meio da participação no projeto EJA EAD Sesc. A oportunidade garante que os participantes adquiram a formação completa na Educação Básica, através de aulas presenciais e à distância, de forma gratuita, com qualificação profissional em Produção Cultural.

A diretora do Sesc de Venâncio Aires, Diane Lacerda Araujo, comenta sobre a emoção que é realizar este momento de formaturas. “Nós conhecemos as expectativas dos alunos e elas estavam alinhadas com as nossas, com a intenção de promover um espaço de formação que é preciso para objetivos futuros”, diz.

A expectativa, segundo Diane, é que os alunos saíssem do curso realizados e isso a equipe já percebe. Muitos, de acordo com a diretora do Sesc, já solicitaram o certificado, pois conseguiram um emprego melhor ou uma promoção no atual, estão fazendo vestibulares ou entraram em cursos técnicos. “Nos alegra muito ver que estão dando os próximos passos, que o curso incentivou a capacidade de cada um e facilitou para atingirem objetivos pessoais e profissionais”, afirma.

“É incrível ver os sonhos sendo realizados e ver que voltaram a acreditar em si. Muitos achavam não serem capazes e a maioria está aqui agora para se formar. Temos a certeza que cumprimos a nossa missão.”
DIANE LACERDA ARAUJO
Diretora do Sesc

Uma das formandas é Sabrina Denize Ferreira, de 40 anos. Ela enfatiza que antes de entrar no projeto tinha concluído os estudos até o Ensino Fundamental e, para ela, a experiência de estar em uma sala de aula novamente foi incrível, fascinante e desafiadora. “Voltar a estudar depois de tantos anos é realmente desafiador e confesso que, em um primeiro momento, até assustador era estar em sala de aula e ter que acessar uma plataforma de ensino on-line. Às vezes, a tecnologia nos assusta, mas fui tão bem acolhida pela equipe do Sesc, que logo me senti em casa”, observa.

Sabrina trabalha atualmente como diarista e acredita que a oportunidade de concluir o Ensino Médio e ainda ter a formação em Produção Cultural vai agregar na sua vida, pois, segundo ela, conhecimento nunca é demais. “Almejo um futuro melhor com novas oportunidades, não só de trabalho, mas dar sequência aos estudos. Como diz a Diane, o ‘recheio do sanduíche’ já temos e é só o começo”, observa. A recomendação de Sabrina é que quem não teve a conclusão do Ensino Médio no tempo regular, que possa participar do projeto do Sesc.

Sabrina espera ter novas oportunidades com a formação na Educação Básica. (Foto: Arquivo pessoal)

Formandos

  • Ana Paula Chaves, Andrea Dummer Rodrigues, Angela Lopes Rodrigues, Angela Maria Silveira Ribeiro, Carmem Viviane de Moura, Dionata Luiz Schwengber, Donírio Camara, Eduardo Henrique Keller, Elisandra Carla Schoeninger, Ester da Rosa, Flavio José dos Santos Machado, Franciele Cristina Krohn, Inajara da Rosa dos Santos, Ivanete Severo, Janete Ines Lisboa, Janice Fernanda Rodrigues, Jessica Juliana Ferreira, Kaue Ernestor Dornelles, Leandro Josoé Iochims dos Santos, Leani Marli Dhiel Eichler, Lidiane Graciela de Borba Baierle, Luís Henrique Lopes, Marcelo da Silva, Marcelo Duarte Ferreira, Maria Celoí Dornelles, Maria Eliane Florentino Engelmann, Maria Inês Aparecida Nunes, Pâmela Diandra Bojko Silveira, Rafaela da Silva Padilha, Rosangela da Silva, Sabrina Denize Ferreira de Campos, Vanessa Leal Camargo e Vítor Daniel Ribeiro.

Nova turma

  • Atualmente, ainda estão abertas inscrições através do edital complementar para uma nova turma do projeto. O processo está na fase de últimas inscrições e entrega de documentos. O curso é gratuito, com 80% das aulas de forma virtual e com um encontro presencial por semana. Esta nova turma terá aulas nas terças-feiras à noite e a duração é de 18 meses.
  • Diane ressalta que ainda restam poucas vagas para a turma que vai iniciar neste segundo semestre. As inscrições vão até dia 22 de agosto ou enquanto houver vagas. Para participar é preciso ter idade mínima de 18 anos no ato da inscrição, Ensino Fundamental concluído e renda bruta familiar não superior a três salários mínimos por mês. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 3741-5668.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido