Binários e menos velocidade: a receita para melhorar o trânsito de Venâncio

-

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e de Trânsito, Rui Voldinei Pires participou da sessão da Câmara de Vereadores, na noite de segunda-feira, 14, e apresentou sugestões que, de acordo com ele, tornariam o trânsito de Venâncio Aires mais humanizado. O engenheiro de tráfego tem contrato de consultoria com a Prefeitura e também listou aos parlamentares alguns trabalhos já realizados e projetos para o futuro.

“Nenhuma morte no trânsito é aceitável”, destacou Pires ao usar a tribuna do Legislativo.
O profissional foi convocado pela Mesa Diretora da Casa, a partir de indicação do vereador Renato Gollmann (PTB), que contou com o trabalho de Pires para implementar melhorias no cruzamento das ruas Armando Ruschel e Claudio Reckziegel, no bairro Gressler. Segundo o engenheiro, para a redução do número e da severidade dos acidentes, bem como para o controle de velocidade nas vias e ordenamento dos fluxos de tráfego, é necessária a aplicação de um conjunto de técnicas e medidas físicas de engenharia.

Neste sentido, lembrou que também é de extrema a importância o atendimento ao que está previsto no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans 2021-2030), cujos pilares são a gestão da segurança no trânsito; vias seguras; segurança veicular; educação para o trânsito; o atendimento às vítimas; e normatização e fiscalização. “Precisamos estar conscientes de que seres humanos cometem erros e que a responsabilidade no trânsito precisa ser compartilhada por todos”, comentou Pires.

Binários e velocidade


Engenheiro de tráfego ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores na segunda-feira, 14 (Foto: Fernanda Bergmann/AI Câmara)

As duas principais sugestões do profissional são a adoção de binários – ruas paralelas com sentido único e oposto de tráfego – e redução de velocidade nas vias que concentram pontos complicados, especialmente nos horários de pico. De acordo com ele, 114 países já adotaram a velocidade de 50 quilômetros por hora como máxima, na maioria de suas vias, e têm registrado queda de acidentes e óbitos no trânsito.

“Precisamos decidir se queremos as ruas para as pessoas ou para os veículos. É necessário lembrar que o pedestre sempre tem preferência, mas a construção do trânsito tem que acontecer de forma compartilhada.”

RUI VOLDINEI PIRES – Engenheiro de tráfego

Durante a explanação que fez na tribuna da Câmara de Vereadores, Rui Voldinei Pires afirmou que é a favor da instalação de rotatórias em cruzamentos de fluxo mais intenso, pois elas têm se mostrado eficientes no que se refere à redução de acidentes de trânsito. Também é entusiasta da colocação de gradis em esquinas, para aumentar a segurança dos pedestres. Por outro lado, não simpatiza com ciclofaixas como a que está prevista para a avenida Ruperti Filho.

Saiba mais

O estudo técnico sugere sentido único de circulação nas seguintes vias, com formação de binários subsequentes:

  • Rua Senador Pinheiro Machado: entre Coronel Agra e Emílio Selbach
  • Rua 15 de Novembro: entre Emílio Selbach e Coronel Agra
  • Rua 13 de Maio: entre Coronel Agra e Emílio Selbach
  • Rua Duque de Caxias: entre Emílio Selbach e Coronel Agra
  • Rua Conde D’Eu: entre Coronel Agra e Emílio Selbach
  • Rua Voluntários da Pátria: entre Brígida Fagundes e Coronel Agra
  • Rua Barão do Triunfo: entre Coronel Agra e Brígida Fagundes
  • Rua Jacob Becker: entre Brígida Fagundes e Coronel Agra
  • Avenida Ruperti Filho: entre Armando Ruschel e 7 de Setembro
  • Rua Júlio de Castilhos: entre 7 de Setembro e Armando Ruschel
  • Rua Osvaldo Aranha: entre Marechal Floriano e 7 de Setembro
  • Rua Tiradentes: entre 7 de Setembro e Marechal Floriano
  • Rua Visconde do Rio Branco: entre Marechal Floriano e 7 de Setembro
  • Rua 1º de Março: entre 7 de Setembro e Marechal Floriano

Curiosidade

  • Rui Voldinei Pires apresentou dados sobre a probabilidade de morte de pedestres e ciclistas que se envolvem em acidentes de trânsito. Se o veículo estiver a 30 quilômetros por hora, o percentual é de 10%. Caso a velocidade na hora da ocorrência seja de 40 quilômetros por hora, as chances de óbito passam para 30%. E, se a velocidade for de 50 quilômetros por hora, a possibilidade de perda de vida chega a 85%.

Projeto saiu do papel no Gressler

Autor da indicação à Mesa Diretora para a convocação de Rui Voldinei Pires, o vereador Renato Gollmann (PTB) aproveitou para destacar a importância de profissionais capacitados estarem à disposição do Município e indicarem mudanças que promovam melhorias no trânsito. Ele lembrou que, graças ao trabalho de Pires, foi possível executar projeto que contemplou o cruzamento das ruas Armando Ruschel e Claudio Reckziegel, no bairro Gressler, a partir de emenda impositiva de R$ 85 mil do parlamentar.

Gollmann disse que, após ser demandado insistentemente pela comunidade, priorizou as medidas para a melhoria do fluxo no local e consequente redução de acidentes. De acordo com ele, com as faixas de segurança e elevada para a travessia de pedestres, a segurança no ponto aumentou. “Os motoristas, agora, são obrigados a reduzir a velocidade no trecho. E também foi possível fazer toda a sinalização necessária, tudo de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Com projetos e melhorias desta natureza, podemos salvar vidas”, concluiu o parlamentar.


Cruzamento da Armando Ruschel e Claudio Reckziegel, no bairro Gressler, onde foram realizadas as intervenções (Foto: AI Renato Gollmann)


Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido