Segurança pública em pauta em Venâncio Aires

-

Prisões, apreensões, tentativa de arrombamentos e cumprimentos de mandados judiciais marcaram uma semana movimentada na área da segurança pública de Venâncio e que precedeu uma audiência pública e reuniões do Executivo para tratar sobre o assunto. Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC), apesar dos efetivos reduzidos, seguem cumprindo o seu papel preventivo e repressivo. Pessoas foram presas e drogas e armas apreendidas, mas a preocupação maior está direcionada à onda de furtos.

Diariamente, pessoas de todos os bairros e do interior do município procuram a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para denunciar que tiveram sua propriedade violada, esteja ela pronta ou em construção. Os ladrões levam de tudo, desde portões e grades de ferro, folhas de zinco, botijões de gás, bicicletas, peças de alumínio e até cadeiras de praia. Mas a preferência do momento é para os fios de cobre e outros materiais elétricos.

Por isso, as obras e casas desabitadas são alvos preferidos pelos ladrões. Na madrugada da segunda-feira, 14, dois indivíduos foram presos em poder de grande quantidade de fios, soquetes, interruptores e tomadas quando iam para um ponto de tráfico de drogas, no bairro Coronel Brito, apontado como um dos locais que recepta este tipo de material na cidade. Em troca, o dono da ‘boca’ alimenta o vício dos autores dos furtos.

Esse uso da droga para fomentar os furtos motivou o prefeito Jarbas da Rosa a criar um projeto de lei que tem por objetivo endurecer o funcionamento das reciclagens. A intenção é impedir que estes locais recebam qualquer tipo de material, sem procedência, e os repassem adiante. “Vamos fazer fiscalizações e quem estiver em desacordo, pagará multa e poderá ter a atividade encerrada”, avisou o chefe do Executivo.

O projeto já foi encaminhado à Câmara de Vereadores, para análise e aprovação ou não.

Auxílio da comunidade

Na madrugada da quarta-feira, 16, por exemplo, imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais flagraram a ação de uma gangue, no Centro da cidade. Indivíduos que estão sendo identificados tentaram arrombar duas lojas, com a intenção de saquear os estabelecimentos. Por sorte, as duas ações foram frustradas.

Também foi através de imagens que na mesma quarta-feira a Brigada Militar prendeu dois indivíduos, de 24 e 32 anos, ambos com antecedentes criminais. Eles foram flagrados carregando mercadorias nas costas e as imagens chegaram até a BM. Foram feitas buscas e as suspeitas se confirmaram: o material furtado seria usado como moeda de troca em uma ‘boca de fumo’, no bairro Gressler. Desta vez, os suspeitos levaram a pior e ambos acabaram na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).

Mas não é sempre assim. Ainda na quarta-feira, guarnições da BM fizeram duas apreensões de mercadorias furtadas. Uma delas no bairro Bela Vista e outra, no Gressler. Em ambas, os autores não foram localizados e a BM não conseguiu identificar as vítimas. Em um dos locais os ladrões furtaram, entre outras coisas, panelas e frigideiras de teflom, cervejas artesanais, facas e uísque. No outro local foram levados frascos de cremes e perfumes e produtos de maquiagem.

A capitão Michele da Silva Vargas reforça o pedido para que as pessoas denunciem situações suspeitas e ressalta a prevenção, com alarmes e câmeras de monitoramento para que auxiliem na segurança do seu patrimônio. “Cães soltos no pátio também são ótimos seguranças”, diz a oficial.

Mandado

Na tarde de quinta-feira, 17, agentes da Polícia Civil, acompanhados pelo delegado Vinícius Lourenço de Assunção e com apoio do canil da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, cumpriram um mandado de busca e apreensão em um casa, no bairro Aviação. O local, alugado para ser a moradia de um casal, se transformou em um ponto de reciclagem de materiais e, segundo as investigações, uma ‘boca de fumo’.

Munidos da ordem judicial e com o apoio de três cães de faro e contenção, os policiais tiveram que arrombar a porta frontal, onde o suspeito colocou uma porta a mais, de ferro. Ao lado dos instrutores, o pastor alemão Demo fez buscas na residência, encontrando uma pequena porção de maconha, além de pontas de cigarros da droga.

As buscas também foram feitas no lado de fora da casa e em uma área verde, nas proximidades. O pastor malinois Bake e o labrador Luck também foram utilizados, mas nada mais volumoso foi localizado. Mas para mostrar a qualificação do malinois Bake, ele encontrou, no terreno baldio, um ‘esmorrugador’, que é um aparelho usado para triturar maconha e facilitar a confecção dos cigarros da droga.

“Estamos buscando alternativas para coibir estes furtos, mas tenho certeza que o aumento do efetivo da Brigada Militar é a prioridade.”

JARBAS DA ROSA
Prefeito



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido