Hoje às 19h será realizada na Cabana São Judas Tadeu, no bairro Grão Pará, Audiência Pública da Câmara de Vereadores, para tratar do abastecimento de água em Venâncio. A proposta é do vereador Benildo Soares (Republicanos), que preside a Frente Parlamentar da Crise Hídrica da Câmara de Vereadores.
Soares tem como sua principal bandeira no mandato construir um lago artificial para resolver a situação do abastecimento de água em Venâncio, onde faz muitos anos que a cada verão pontos da cidade ficam sem água, uma vez que o arroio Castelhano não tem volume para fornecer água para ser tratada e abastecer toda a cidade. A Corsan – que agora é Aegea – já suplementa 20% da água tratada, retirada de poços artesianos.
Soares defende o projeto de construção de um lago artificial no Grão Pará, nos campos do lado esquerdo do Acesso, numa área de 70 hectares, com infraestrutura de lazer e turismo.
A Corsan trabalhava com várias alternativas e uma empresa especializada está fazendo o estudo de viabilidade. Existe um projeto de uma represa no arroio Castelhano, em Linha Esperança, na região serrana, para regular o abastecimento da estação de tratamento aqui na cidade, através de tubulação. Existe a possibilidade de trazer água do rio Taquari. Existe possibilidade de uma represa no travessão do Grão Para que sai do bairro para a RSC-453, com água do arroio São João. E ainda tem a possiblidade da perfuração de poços artesianos profundos. E o vereador Soares acrescentou o projeto de um lago artificial como quinta alternativa.
Destas opções vai sair a solução para resolver o problema de abastecimento de água da cidade. Hoje é dia de ir na Cabana, em Grão Pará, para participar deste debate, fazer questionamentos, levar sugestões.
Amanhã é dia de falar em tabaco
O tabaco é tema de Audiência Pública da Assembleia Legislativa nesta sexta, 25, na Câmara de Vereadores em Venâncio, com início às 9h30min.
A Audiência foi proposta pela “Subcomissão em Defesa do Setor do Tabaco e Acompanhamento da COP10 da Assembleia Legislativa, que tem a frente o deputado Marcus Vinícius de Almeida (PP), ex-prefeito por dois mandatos em Sentinela do Sul, que representa a zona Sul do estado, onde mais cresce a produção de tabaco no RS. Já foram realizados encontros em Santa Cruz, Rio Pardo e Candelária. E depois de Venâncio mais Camaquã e Arroio do Tigre também terão os encontros. No dia 29, na Expointer, a Comissão vai apresentar um relatório das Audiências.
Estão sendo convidadas empresas do setor do tabaco, sindicatos, produtores e autoridades municipais, além de lideranças do estado, como o deputado Airton Artus (PDT), ex-prefeito de Venâncio, que tem presença confirmada.
A Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores de Tabaco na Câmara de Vereadores, composta por Sandra Wagner (PSB), Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil) e Clécio Espíndola (PTB) trabalha em parceria com a Assembleia na divulgação e organização da Audiência.
Notinhas
- Avenida Rupperti Filho já está asfaltada entre a Armando Ruschel e a General Osório, no trajeto em que tem um canteiro central. Faltam os arremates e a pintura, para este trecho que terá espaço destinado para ciclovia junto ao canteiro central. A Avenida vai absorver parte do trânsito bairro – centro e centro – bairro, que circula pela Júlio de Castilhos. Além de se transformar numa rua de beleza pelos seus canteiros centrais, vai desafogar o trânsito. E, com o asfalto, também vai acelerar o processo de instalação de endereços comerciais. Mais uma obra aguardada por muitos anos que o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) tira ao papel.
- Na semana que passou esteve aqui na Folha o diretor Executivo do Grupo Gazeta de Santa Cruz, Jones Alei da Silva. A Folha é impressa no parque gráfico da Gazeta desde 1989. Na conversa Alei citou que fazia três anos que não vinha à Venâncio e referiu sua surpresa com a cidade. “Venâncio mudou muito em três anos. Se desenvolveu a olhos vistos”, me disse Alei. Cito por ser um testemunho importante, pois nós que vivemos aqui, muitas vezes não notamos estas mudanças, não vemos esse crescimento.
- Neste sábado, 26, o Republicanos realiza o Filia 10, dia em que o partido faz encontros em todos os municípios para novas filiações. Em Venâncio, onde o Republicanos tem um vereador, Benildo Soares, o Filia 10, será na no Piquete Cavaleiros da Estrada, no bairro Bela Vista, com início às 9h.
Do X
- Veja: TRF-1 isenta Dilma Rousseff das pedaladas fiscais
- O Globo: Estratégia da PF é deixar Bolsonaro sangrar antes de pedir prisão a Alexandre de Moraes
- Folha S. Paulo: Investigação das joias lança dúvidas sobre foro do STF e reforça acúmulo de poder
- GZH: “Continuo acreditando no Bolsonaro, nunca vi ele propor ou fazer nada de errado”, diz Onyx Lorenzoni
- Estadão: Lula se torna o presidente que mais liberou emendas parlamentares em um único mês
- Terra Brasil: China financia publicações de esquerda no Brasil, afirma New York Time
- Revista Oeste: Toffoli anula provas contra ex-tesoureiro do PT
- Gazeta do Povo: Novo imposto sindical de Lula pode ser três vezes maior que o extinto em 2017
- Cidade Online: Lira joga balde de água fria em sindicatos e garante: “Imposto sindical não passa” “No Congresso não passa, não.”
Claudio Dantas: Governo feito por quem não trabalha quer a riqueza dos que trabalham – agora 3x mais. Não dá pra ser mais esquerdista que isso.