Está aberto o período de encaminhamento de propostas para interessados em participar do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Para 2023, o diretor tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires, Gilmar de Oliveira, informa que a Capital do Chimarrão ficou de fora da lista de hierarquia da Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí. Um dos motivos é que o município já foi contemplado anteriormente, quando foram construídas casas pelo programa. Além disso, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é maior que na comparação com outros municípios da regional e Venâncio tem, atualmente, uma população em área rural inferior a 40%.
Dentro da área de atuação do STR de Venâncio, os municípios de Vale Verde e Mato Leitão estão contemplados e os interessados podem encaminhar propostas para construção de casas. A metragem das casas tem dois modelos: 45 metros quadrados e 55 metros quadrados. “Podem se inscrever os interessados que tenham renda anual bruta familiar dos beneficiários de até R$ 31.680 no CAF ou DAP, e deve ter no seu nome imóvel ou gleba rural”, explicou Oliveira. Além disso, entre os critérios de prioridades, estão famílias que tenham mulheres como responsáveis pela unidade familiar.
Conforme o diretor tesoureiro do STR, os moradores de Vale Verde e Mato Leitão podem procurar o escritório de Venâncio Aires, ou buscar os atendimentos diretamente nos seus municípios: segundas à tarde na Câmara de Vereadores de Mato Leitão e nas quintas à tarde na Secretaria de Agricultura de Vale Verde.
O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) integra o programa Minha Casa, Minha Vida e os valores são financiados via Caixa Federal. As últimas casas nessa modalidade foram construídas em 2016.