Foi dada a largada para a pré-campanha eleitoral do MDB na macrorregião que compreende as coordenadorias Carbonífera, Centro Serra, Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari. Juntas, as quatro regiões reuniram cerca de 350 emedebistas na noite desta sexta-feira, 1º de setembro, em Venâncio Aires, para a quinta edição do Mobiliza 15, série que percorre todo o Rio Grande do Sul. Na macrorregião, com 70 municípios e 743 mil eleitores, o partido está representado por 23 prefeitos, 20 vices e 168 vereadores. O ciclo de encontros conta com a parceria da Fundação Ulysses Guimarães.
Em nome da executiva estadual, o deputado Carlos Búrigo transmitiu a mensagem de mobilização aos emedebistas. Duas vezes prefeito de São José dos Ausentes, ele enalteceu a atuação do MDB no Executivo. “Nosso partido é protagonista de boas práticas administrativas. Por onde passa, deixa o seu legado”, disse Búrigo. Ele convocou todos para se organizarem e iniciarem a campanha eleitoral desde já. “É hora de nos mobilizarmos, filiarmos novas pessoas e conversarmos sobre os temas da cidade. Vamos atuar para ter candidatos no maior número de municípios do RS”, conclamou Búrigo.
Edivilson Brum, uma das principais lideranças da legenda na macrorregião, também registrou o seu recado. Em tom motivacional, o deputado fez um apelo para que todos os ex e atuais prefeitos presentes ficassem em pé. Sinalizando para eles, declarou: “Esses são exemplos a seguir”. Edivilson sustentou ainda a unidade e o trabalho coletivo para fortalecer o partido para o próximo pleito.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, fez a defesa ao estímulo de candidaturas e o estabelecimento de estratégias e planejamento para vencer as eleições. Assim como Edivilson, também mencionando a trajetória do MDB. “Temos que honrar a nossa história”, pontuou Zanchin.
Professor de Filosofia, o ex-governador José Ivo Sartori citou o pensador Heráclito de Éfeso – que viveu 500 anos antes de Cristo –, para contextualizar a sua mensagem. Em ritmo didático, repetiu pausadamente a famosa frase: “A única coisa que é permanente no mundo é a mudança”. Com isso, opinou que a legenda deve estar preparada para as transformações e enfatizou que as eleições municipais são uma oportunidade de mudar a vida das pessoas, do partido e formar novas lideranças. “Temos que estar preparados para as transformações. Somente aprendendo a ouvir, a gente identifica o caminho a seguir”, recomentou Sartori.

O recado das mulheres
Presidente do MDB Mulher-RS, a deputada Patrícia Alba, que também é vice-presidente do partido no estado, cumprimentou a executiva pela iniciativa de realizar o Mobiliza 15, o que está oportunizando a movimentação partidária, a troca de experiências e o fortalecimento de pré-candidaturas.
Patrícia aproveitou para destacar a diferença que a mulher faz na política e as convocou para estarem presentes nas próximas eleições. “A legislação eleitoral permitiu incentivar que estejamos na política, mas o mais importante é que queiramos estar. Para fazer a diferença é fundamental que estejamos comprometidas com as mudanças através do nosso olhar sensível sobre o mundo. E arrematou: “Queremos diretos iguais, mas temos visões e expectativas diferentes”.
Izaura Landim, vice-prefeita de Venâncio Aires e anfitriã do encontro, reafirmou a relevância da ocupação de espaços pelas mulheres para a consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária. Lado a lado com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), Izaura governa o segundo maior município do Vale do Rio Pardo, com 72,3 mil habitantes.
A representação feminina no MDB é de 10 prefeitas, 12 vices, 232 vereadoras e a deputada estadual Patrícia Alba. Além disso, 52 mulheres são presidentes de Diretórios Municipais da legenda no interior do estado. Expressiva parte do público presente em Venâncio foi formado por mulheres.
Prospecção de candidaturas na macrorregião
A série Mobiliza 15 se destina também a prospectar as candidaturas do MDB às eleições de 2024. Passando pelas regiões, a executiva estadual aproveita para fazer o levantamento preliminar de potenciais nomes à disputa ao Executivo e ao Legislativo. Dessa forma, consegue avaliar onde o partido precisa intensificar a atuação e identificar nomes competitivos para investir.
No Vale do Taquari – coordenadoria com 35 municípios e 250,3 mil eleitores –, a legenda aposta em pelo menos 23 candidaturas próprias a prefeito. Entre elas se destacam três dos maiores colégios da região, como Lajeado (63.288 eleitores), Estrela (25.786 eleitores) e Arroio do Meio (16.589 eleitores). Em Lajeado o nome que se destaca é o do vereador Carlos Eduardo Ranzi, que atualmente cumpre o terceiro mandato na Câmara Municipal. No município de Estrela o prefeito Elmar Schneider, ex-deputado, deve concorrer à reeleição. Já em Arroio do Meio a aposta do partido é com Sidnei Eckert, nome que já comandou duas vezes a prefeitura e concorreu a deputado estadual em 2018, ocasião em que conquistou 17,3 mil votos. Suplente, Eckert chegou a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa em janeiro de 2023.
No Vale do Rio Pardo, com 14 municípios e 283,5 mil eleitores, a expectativa é indicar pelo menos nove cabeças de chapa, totalizando candidaturas em 64% da região. Entre os maiores municípios que devem ter pré-candidatura estão Santa Cruz do Sul (104.972 eleitores), com Alex Knak, e Rio Pardo (29.651), com o atual prefeito Rogério Luiz Monteiro. Em Venâncio Aires (53.334 eleitores), a expectativa é reeditar chapa vencedora de 2020, com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e a vice-prefeita Izaura Landim (MDB).
Na Carbonífera, com 132,3 mil eleitores, já desenham pré-candidaturas a prefeito em cinco dos nove municípios da região. São eles Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Charqueadas, General Câmara, São Jerônimo e Triunfo.
No Centro Serra, com 11 municípios e 56,7 mil eleitores, o indicativo preliminar é de candidaturas em no mínimo seis, entre os quais Sobradinho, maior colégio da região, com 11.374 eleitores.
Preparados para a campanha
Um dos impulsionares para a realização do Mobiliza 15 foi o objetivo de o MDB de ter candidatos preparados para governar e legislar. Com esse intuito, a legenda reuniu especialistas em três áreas fundamentais que compõem uma campanha: jurídica, comunicação e posicionamento.
Milton Cava e Mariana Steinmetz, assessores do MDB, falaram sobre direito eleitoral. Nesta etapa, os advogados explanaram temas como formação de nominatas para as câmaras de vereadores, proporcionalidade de gênero, desincompatibilização, quociente eleitoral e inelegibilidade. Também alertaram aos Diretórios Municipais que ainda não prestaram contas do exercício de 2022, que o façam com a maior brevidade sob pena de suspensão da sigla.
A necessidade de empatia do agente político com o eleitor foi destacada pela cientista política e socióloga Elis Radmann, fundadora do Instituto Pesquisa de Opinião. Ela falou sobre “A tendência do eleitor gaúcho e a percepção sobre o MDB. “Ter entregas, entender a dor das pessoas, saber ouvir e apresentar resultados são essenciais”, enfatizou. Ela também apresentou estudo e estatísticas sobre o pensamento quanto aos partidos e a política, indicando ações e posicionamentos.
A estruturação antecipada da campanha eleitoral foi sustentada pelo jornalista e publicitário Giuliano Thaddeu, da Critério Resultado em Opinião Pública. Responsável por ministrar a palestra Posicionamento e Campanha – Rumo a 2024, ele deu algumas dicas para se posicionar no mundo digital e real. “Furar a bolha e entender o que está de fora do campo de visão é fundamental para não errar”, disse Giuliano em sua explanação.
Presenças
O encontro em Venâncio Aires, comandado pelo titular da executiva estadual, deputado Carlos Búrigo, contou com a participação de seus colegas de bancada na Assembleia Legislativa, Edivilson Brum, Luciano Silveira, Patrícia Alba (presidente do MDB Mulher), do secretário de Assistência Social do Estado, Beto Fantinel, do presidente do MDB local, Paulo Mathias, da vice-prefeita de Venâncio Aires, Izaura Landim, do presidente da Juventude, Fifo Parenti, dos coordenadores regionais Carlos Ravanello (Centro Serra), Gustavo Schuch (Vale do Rio Pardo) e Fabrício Renner (Vale do Taquari), e o vice-coordenador da Carbonífera, Geraldo Diefenthaeler, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e presidentes dos diretórios municipais da macrorregião. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT), também marcou presença.
Fonte: AI MDB