Devido às intempéries registradas na região do Vale do Taquari nos últimos dias, o Bispado de Santa Cruz do Sul decidiu por alterações na 22ª Romaria de Santa Cruz, que será realizada no próximo domingo, 10.
O bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Alberto Dilli comunica através de nota que o evento não será realizado na modalidade de caminhada e Santa Missa no
Seminário São João Batista em Linha Santa Cruz, mas cada paróquia fará localmente a
Romaria da Santa Cruz, com uma celebração da Santa Missa e outras formas de oração
comunitária. Com isso, o encontro com os jovens está cancelado.
Segundo diz a nota, assinada pelo vigário geral/chanceler, padre Leandro José Lopes, a romaria deve se caracterizar: “em primeiro lugar, pela fé e confiança no Senhor que nos convida a tomar nossa cruz e segui-Lo. O fruto da confiança em Deus é a esperança que nos dá a coragem e o entusiasmo para nos reerguer e prosseguir nossa peregrinação e construção de uma sociedade fraterna. Em segundo lugar, a esperança na ressurreição manifesta-se na caridade cristã: amar como o Senhor nos amou! Somos não apenas convidados, mas impelidos pelo amor a Deus, à solidariedade com as vítimas das enchentes. Essa solidariedade se expressa em gestos concretos de ajuda aos necessitados, com a doação de: gêneros alimentícios, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, doações de móveis (fogões, geladeira, utensílios domésticos), doações financeiras para ajudar as pessoas a reconstruir suas casas. Aquele que escutar o que o Espírito fala ao seu coração saberá como que fazer.”
Para direcionamento das doações, é orientado que as paróquias contatem o Setor de Caridade com Pe. José Carlos Stoffel (Whatsapp: 38 999122302) e Assistência Social com a Dianefer Berté Schwendler (WhatsApp: 51 99762-6161).
Na paróquia São Sebastião Mártir a romaria será celebrada em todas as Santas Missas deste final de semana, mas principalmente na Santa Missa do domingo de manhã, quando será refletido o tema: “Toma tua cruz e segue-me”.
Todas as ofertas das Santas Missas, deste final de semana, na Igreja Matriz, serão destinadas às famílias atingidas pelas enchentes. Igualmente, tem continuidade a arrecadação de alimentos, roupas e material de limpeza na secretária da paróquia e no Centro Promocional João XXIII.