Ocorre neste fim de semana, no interior de Venâncio Aires, a festa que vai marcar os 150 anos da família Weiss no Brasil. O encontro será realizado na Aert, de Vila Teresinha, porque naquela localidade está o início da história da família.
Segundo Paulo Weiss, um dos organizadores, não se tem uma estimativa exata de quantos são os descendentes de Wilhelm Weiss e Agnes Mai Weiss, que chegaram ao Brasil em 1873, mas mais de 300 pessoas já confirmaram presença. “Tem gente vinda do Mato grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Também de diversas regiões do Rio Grande do Sul e até do Paraguai.”
A programação começa neste sábado, 9, à tarde, com recepção das delegações de longe e às 20h haverá janta com galinhada (R$ 20). No domingo, 10, às 8h tem recepção com roda de chimarrão; 10h cerimônia religiosa ecumênica; às 11h venda de lembranças do encontro; meio-dia almoço (R$ 40 – não precisa reservar, pode comprar na hora) e 14h reunião dançante. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 51 3748-5301.
História
A trajetória da família no Brasil começou em Venâncio Aires, em 1873, quando Wilhelm Weiss, a esposa Agnes, os seis filhos pequenos, a irmã Bárbara Weiss Roeshler e os filhos dela se instalaram em Vila Teresinha. O grupo partiu da Áustria, de uma região que hoje pertence à República Tcheca. Posteriormente, alguns netos de Wilhelm e Agnes foram para a região noroeste do Rio Grande do Sul, mais precisamente nos municípios de Horizontina, Crissiumal e Três Passos.