Na manhã deste sábado, 9, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) retomou o abastecimento de água na localidade de Vila Mariante, interior de Venâncio Aires, e está providenciando os consertos das ligações atingidas.
Em comunicado, a Corsan afirmou que, para quem não possui ainda o abastecimento da Corsan ou utiliza água de poços nas áreas afetadas pela inundação, a Vigilância Sanitária faz as seguintes orientações:
1 As inundações trazem muitas impurezas capazes de contaminar a água que bebemos com microorganismo causadores de doenças desde diarreias até hepatites e cólera, por isso os cuidados são muito importantes antes de beber a água de locais atingidos.
2 Evitar o consumo de água de poços rasos que foram inundados até que se faça limpeza e desinfecção dos mesmos, processo que consiste na remoção do máximo de água possível, aplicação de cloro no poço e renovação da água.
3 Adquirir ou retirar hipoclorito de sódio que será distribuído junto à Unidade Móvel de Saúde em Mariante neste sábado. A aplicação do hipoclorito deve ser feita na água na seguinte proporção: duas gotas para cada litro de água e deixar agir por 20 a 30 minutos antes de beber. Recomenda-se separar menores quantidades de água para fazer a purificação.
4 Águas que estiverem muito turvas deverá ser feita a filtração com filtros convencionais, caso não possua tal equipamento poderá ser utilizado panos limpos ou filtros de papel. Após filtragem, aplicar o hipoclorito de sódio.
5 Caso não seja possível ir fazer a retirada do hipoclorito. Para purificação da água realizar a filtragem e em seguida ferver por no mínimo 5 minutos.