Instalação de frigorífico depende de investimentos

-

Foto: Geferson Kern / AI PrefeituraDiretores da cooperativa apresentaram projeto do frigorífico ao prefeito Airton Artus
Diretores da cooperativa apresentaram projeto do frigorífico ao prefeito Airton Artus

Representantes municipais iniciam trabalhos para garantir acordos com o Estado, buscando a instalação de nova unidade da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel). O grupo listou quatro itens básicos para a possível vinda à Venâncio Aires.

Conforme o prefeito Airton Artus, o município começa a buscar as parcerias que dependem do executivo Estadual. Para sair na frente e conseguir conquistar a implantação de um frigorífico de abate de frangos, a Administração precisa garantir uma área para a construção, abastecimento de água, energia elétrica e incentivos fiscais.

Para isso, nesta semana, o vice-prefeito, Giovane Wickert, e o gerente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) no município, Paulo Weschenfelder, estiveram na sede da estatal em Porto Alegre, apresentando o projeto de instalação da nova unidade da Cosuel. Para Artus, este é um passo para tentar agilizar os investimentos e parcerias que envolvem o Estado. “Atualmente o governo estadual é muito lento, por isso, encaminhamos o projeto, se formos escolhidos para receber o investimento, teremos que cumprir prazos e realizar as obras. Estamos adiantando o trabalho.”

A Corsan fornece uma tarifa diferenciada para empreendimentos que necessitam de grandes volumes de água, mas em um primeiro momento, a estrutura existente na região de Estância Nova, daria conta da capacidade. “Buscamos também com o governo o repassa da área da antiga Colônia Penal Agrícola, neste espaço queremos construir um novo distrito industrial. Não temos previsão de receber a doação do espaço.”

O governador Tarso Genro sinalizou positivamente para o repasse da área ao município. A doação faz parte das contrapartidas exigidas pela Prefeitura, quando iniciou a construção do novo presídio. Artus tem boas expectativas para que o município seja selecionada a receber o novo empreendimento da Cosuel. “Acredito que Venâncio tem plenas condições para receber esta unidade. Ainda mais, que tem o interesse da cooperativa pela nossa cidade.”

O frigorífico

O projeto de instalação de um frigorífico de abate de frangos prevê investimento inicial de R$ 45 milhões, com previsão de abate de 52 mil aves por dia. O negócio envolveria 137 produtores integrados e 323 funcionários. Venâncio se destaca como possível sede do investimento por sua localização estratégica. Dirigentes sinalizaram o interesse de construir o frigorífico às margens da RSC-287, o que facilitaria a conexão com a BR-386 e a região do município de Encantado, onde está baseada a maior parte dos produtores associados à empresa.

Além do frigorífico, o projeto prevê instalação de fábrica de ração e encubatório. Há ainda possibilidade de ampliação a partir da planta original, o que elevaria futuramente a capacidade de abate para até 100 mil animais por dia.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido