O contato com o empreendedorismo na sala de aula do Colégio Gaspar

-

O primeiro contato com informações e diversos conhecimento sobre o mundo acontece na escola. No Colégio Gaspar Silveira Martins os estudantes têm a oportunidade de se envolverem também em situações de empreendedorismo. Com as disciplinas do Novo Ensino Médio, o currículo foca numa formação mais humana e integral.

A coordenadora das atividades complementares e professora da disciplina e Projeto de Vida e Projeto Profissões, Kamila de Oliveira, destaca que a mudança veio para mostrar que a formação não pode ser pensada apenas em provas, Enem e vestibulares. No 1º ano do Ensino Médio são trabalhados itinerários formativos como oratória, projeto de vida, empreendedorismo e cultura internacional em paralelo às outras disciplinas da grade curricular.

O objetivo, segundo Kamila, é que os aluno trabalhem o autoconhecimento, que é fundamental para tomar decisões, saber limitações, o que gosta e o que não e desenvolver a inteligência emocional. “Futuramente será mais fácil fazer a escolha profissional, compreender esse amadurecimento e as fases que está passando.”

Uma das atividades feitas pela turma do 2º ano na disciplina de Empreendedorismo, com a professora Angela Konrad, foi a simulação de um pequeno empreendimento. Os alunos produziram e venderam alfajores na escola. A produção foi feita na cozinha pedagógica do Gaspar e os doces eram vendidos nos intervalos. Além disso, os jovens também têm a possibilidade de participar de bate-papo com profissionais do mercado para compartilharem as experiências. Em uma das aulas da professora Sabrina Santos Bohn, o empresário Walter Bergamaschi, da Venax, falou sobre a trajetória dele com os alunos.

Cooperativa escolar: um incentivo para empreender

Este ano o Colégio Gaspar conta com mais uma novidade, a cooperativa escolar que está em desenvolvimento, com a liderança das professoras Traudi Heisler e Rosana Dullius Schaefer. O projeto é uma parceria com a Cooperativa Sicredi e iniciou em março deste ano. São 16 estudantes que participam das atividades nas segundas-feiras pela manhã e terças à tarde.

Rosana destaca que a metodologia da cooperativa é própria e as atividades são planejadas junto com o apoio pedagógico da Sicredi. O objetivo é ampliar as oportunidades de aprendizado voltadas à liderança, empreendedorismo social, educação e inclusão social. “Por mais que sejamos uma escola privada, temos esses objetivos com a cooperativa dos alunos”, explica Rosana. As próximas etapas são a confecção do estatuto e da logomarca.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido