A jovem venâncio-airense Luiza de Azeredo Braga, 15 anos, foi eleita Broto Rio Grande do Sul na noite do último sábado, 23. A final do concurso estadual foi realizada no Hotel Mares do Sul, em Tramandaí, no Litoral Norte. Luiza é filha de Luciana de Azeredo e Pablo Braga e foi apresentada como Broto da Sociedade Olímpica Venâncio Aires (Sova) em agosto deste ano.
A representante da Capital do Chimarrão também venceu uma das provas especiais do concurso e conquistou a faixa de Broto Social 2023. “Estou muito feliz. Estava desejando muito esse título e me esforcei bastante. Foram dois dias muito cansativos, mas com certeza, eu voltei outra pessoa de lá”, relatou a jovem.
Durante a entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM 105.1, realizada nesta segunda-feira, 25, a adolescente também relatou que os dias em Tramandaí foram marcados por diversos compromissos. “Acordamos nos dois dias às 6h30min para começar as produções de cabelo e maquiagem e passamos a maior parte dos dias fora, em atividades. Fotografamos e socializamos, entre nós candidatas, para termos intimidade umas com as outras. Tive uma relação muito boa e conheci meninas que quero levar para a vida toda”, contou.
No domingo, 24, amigos, familiares e integrantes da Sova realizaram uma carretada pelas ruas centrais de Venâncio para homenagear Luiza pela conquista.
Orgulho
A mãe de Luiza, Luciana, também participou da entrevista e ressaltou o sentimento de orgulho pela filha e por ela ter conquistado o título de Broto RS para Venâncio Aires. “Orgulho enorme da Luiza e do desempenho que ela teve no dia [da final do concurso]. Em toda a preparação antes do evento ela se empenhou e se dedicou muito. A gente sabe o quanto isso foi importante para ela e para toda a nossa família. Ela evoluiu muito neste processo todo, desde a escolha como Broto Sova Venâncio até a conquista como Broto RS”, salientou.
Como diferenciais para ter conquistado o título estadual, Luiza cita a originalidade. “Uma grande parte dos jurados conseguiu ver o que eu sou de verdade”, mencionou. “Ela conseguiu mostrar o que ela realmente é”, complementou a mãe.
Antes da final na noite do sábado, a jovem participou de outras tarefas que contaram pontos, como a prova Capa de Revista e a produção de dois vídeos, um para apresentação pessoal e o outro para falar sobre Venâncio. A jovem também compartilhou que pretende participar de outros concursos, entre eles, no futuro, o que elege o trio de soberanas da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).
Outras premiações
- Durante a noite do sábado, também foram coroadas como princesas Isabela Albrecht, de Dom Pedrito, e Maria Fernanda Bartmann, de Cachoeira do Sul. Além disso, foram entregues prêmios especiais da 51ª edição do Broto RS.
- A escolhida pelas próprias candidatas como Broto Simpatia foi a representante de Santo Angelo, Luise Piltz. Como Broto Destaque foi eleita a jovem Águines Lermen, de Arroio Grande, e a Broto Ternura é Eduarda Demari, de Imigrante.