Prefeitura de Mato Leitão confirma nova edição do mutirão de exames de mamografia

-

Pelo terceiro ano consecutivo a Prefeitura de Mato Leitão promoverá um mutirão para a realização de exames de mamografia. A atividade é uma das ações que serão realizadas durante a campanha Outubro Rosa, que busca chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O projeto de lei que autoriza a execução do mutirão foi aprovado pelos vereadores durante reunião semanal do Legislativo, realizada na noite da última terça-feira, 26. Conforme a mensagem justificativa da matéria encaminhada pelo Executivo, o objetivo da atividade é atender todos os pacientes que estão na fila de espera.

Segundo a Municipalidade, a Secretaria de Saúde encaminha regularmente pacientes para a realização de mamografias e, atualmente, há uma demanda reprimida de 20 pacientes dentro da faixa etária atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – com idades entre 50 e 69 anos – e 130 com até 49 anos e acima de 70 anos.

Em casos de urgência o Município encaminha os pacientes via Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Assim, os pacientes que se encontram na fila de espera aguardam para realizar exames preventivos.

“Importante destacar que estão sendo feitos diversos exames pré-câncer no município e, automaticamente, essas pacientes são encaminhadas para realizar mamografias, o que nos faz crer que o mutirão pode chegar perto de 200 exames, totalizando R$ 10 mil”, explicou o prefeito Carlos, por meio da mensagem justificativa do projeto de lei.

Veículo para a Saúde

Na última terça-feira, os vereadores também aprovaram projeto de lei que permite que a Administração Municipal abra crédito adicional suplementar no orçamento no valor de R$ 358,1 mil. Esse recurso será utilizado na compra de um micro-ônibus, tipo van, com 15 lugares mais um com acessibilidade para cadeirante, para ser utilizado no transporte de pacientes da Secretaria de Saúde.

De acordo com Bohn, a aquisição do veículo é necessária em razão da grande demanda de viagens para os diversos municípios da região que são referência de Mato Leitão para o atendimento via SUS. Com a compra, será possível otimizar a logística de transporte, levando pacientes com o mesmo veículo em mais de um município quando eles forem próximos.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido