Para a aposentada Erna Hein, 87 anos, o jornal Folha do Mate é um companheiro. A leitura é um passatempo e também uma recomendação médica para manter a mente ativa e colaborar com a memória. Aliás, foi por indicação do médico que a família retomou a assinatura do jornal. “Como já não posso trabalhar muito e fico mais em casa, gosto muito de ler, saber o que está acontecendo”, comenta dona Erna.
Para o momento de leitura, ela tem um cantinho especial: senta perto de uma janela da casa, próximo do fogão a lenha, para saber mais sobre o que está acontecendo em Venâncio Aires e na região.
Dona Erna se entristece ao ver os falecimentos, especialmente jovens vítimas de acidentes. Em contrapartida, se alegra ao identificar pessoas conhecidas no jornal. “Gosto de olhar a parte do futebol pois, às vezes, aparece meu neto do coração”, destaca, ao referir-se ao marido da neta Cristiane, Jonas Peiter, presidente do Esporte Clube River Plate, de Linha Marechal Floriano.
Para Erna, que reside em Linha Sapé desde que nasceu e permanece na mesma propriedade, com o filho Ornélio Ari e a nora Ione, outra notícia de grande alegria foi o asfaltamento de 5,7 quilômetros da estrada geral da localidade, iniciado em 2018 e concluído neste ano. “Esperei muito esse asfalto.”
Nas terças, quintas-feiras e aos sábados, quando circula a edição da Folha do Mate, dona Erna geralmente vai buscar o jornal no início da manhã. Com o auxílio da bengala, percorre alguns metros no pátio da propriedade, até o local onde o entregador deixa a edição. Depois de dar uma olhada geral em todas as notícias, deixa o jornal próximo ao fogão a lenha, no cantinho da leitura. “Quando dá vontade folheio de novo”, afirma.