O prefeito de Venâncio Aires Jarbas da Rosa e o assessor da Secretaria de Planejamento, Eduardo Luft, participaram na terça e quarta-feira, 3 e 4 de outubro, da Mobilização Municipalista convocada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília. Com queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ICMS, a expectativa é que até 60% das Prefeituras brasileiras encerrem o ano no vermelho em 2023.
“Foram momentos importantes para debates e mobilizações. Nossos representantes aqui em Brasília precisam conhecer a realidade das Prefeituras. São assuntos que impactam diretamente as administrações e a vida do povo. Mesmo sabendo que Venâncio Aires vive com contas em equilíbrio, é cada vez mais difícil administrar com o que sobra para os municípios”, avaliou Jarbas da Rosa.
Na terça-feira, 3, além de painéis sobre o orçamento público, os encontros municipalistas percorreram a Câmara e o Senado Federal. Já na quarta-feira, 4, Dia do Agente Comunitário de Saúde, o prefeito esteve na Secretaria de Atenção Primária, em busca da habilitação de novos profissionais para o programa no município. O pedido tramita desde março no Ministério e, de acordo com o prefeito, a portaria que deve habilitar 50 novas vagas para agentes comunitários em Venâncio Aires será publicada ainda nos próximos dias. “Uma excelente notícia, já que estamos com 22 agentes classificados em processo seletivo aguardando serem chamados. É nossa prioridade esse trabalho de atenção básica na saúde”, destacou.
Em dois dias, a agenda do prefeito percorreu ainda gabinetes de deputados federais gaúchos em busca de emendas parlamentares especialmente para a área da saúde em 2024.
Fonte: AI Prefeitura