A Cooperativa Dália Alimentos foi uma das 22 empresas brasileiras que participou de um intercâmbio realizado pela Nutron no período de 16 a 24 de setembro. O destino foi Xangai na República Popular da China e contou com uma programação diversificada, com palestras e visita a empresas.
O Vice-Presidente Executivo e Gerente da Divisão Comercial Carnes e Derivados, Igor Estevan Weingartner, foi quem representou a cooperativa na viagem e informa que esse intercâmbio teve o objetivo de desenvolver relacionamentos e entender a situação econômica e a produção agropecuária da China. “Tivemos palestras sobre as perspectivas do mercado de proteína animal, apresentação de números sobre a suinocultura, os desafios que eles enfrentam em relação à produção e um parâmetro da economia chinesa”.
A programação contou também com visitas aos frigoríficos chineses e representantes comerciais. “Foi um roteiro bem diversificado, pois tivemos o contato com diversas pessoas, desde vendedores, produtores de suínos e os técnicos que prestam assistência no campo”.
Economia chinesa
Atualmente, a China é a segunda maior economia do mundo e continua crescendo, pois é o país que mais registra aumento do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos anos. “Ainda distante dos EUA em relação à economia, o país chinês demonstra constante crescimento e chama a atenção do mundo, motivo pelo qual a Nutron reuniu empresas e produtores ligados à suinocultura dos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerias, São Paulo e Maranhão para conhecerem melhor o país asiático”.
Igor ressalta que a experiência serviu para compreender o funcionamento da economia chinesa. “Hoje a China é o maior produtor de suínos do mundo, carne que a população chinesa tem grande preferência. É surpreendente estar lá e constatar que o país se recuperou de um problema sério ocasionado pela Peste Suína Africana nos anos de 2018, 2019 e 2020”.
Por fim, ele ainda destaca a importância de estabelecer contato com outros representantes de empresas brasileiras no ramo da suinocultura. “Foi, de fato, uma viagem que enriqueceu as lideranças do setor e por isso, essa aproximação também é importante em se tratando de network, com troca de informações relacionados ao mercado, à produção e às questões técnicas”.
Fonte: AI Cooperativa Dália Alimentos