Quase metade das declarações de rebanho ainda precisa ser feita em Venâncio e microrregião

-

A poucas semanas do prazo final da Declaração Anual de Rebanho, 52% dos produtores na área de supervisão da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Venâncio Aires já entregaram as declarações. Além da Capital do Chimarrão, o percentual considera os números de Passo do Sobrado, Mato Leitão e Vale Verde. Só em Venâncio, são esperadas 3.636 declarações, das quais 2.083 tinham sido feitas até o dia 10 de outubro (57%). Os dados são da Inspetoria municipal.

O prazo para a Declaração Anual de Rebanho termina dia 31 de outubro, última data para cumprir com a obrigação sanitária de todos os produtores rurais gaúchos que trabalham com agronegócios de produção animal. No estado, até a terça, 10, foram feitos 47% das 380 mil declarações esperadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Quatro municípios já computavam 100% de declarações entregues: Erval Grande, Mampituba, São Domingos do Sul e Severiano de Almeida. “Manter esses dados atualizados pelo produtor é de extrema importância, porque todas as políticas públicas voltadas para a sanidade animal são baseadas nestas informações. Para que sejamos mais assertivos nas políticas públicas de saúde animal, precisamos estar com todas as informações o mais fidedignas possível”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Rosane Collares Moraes.

Como fazer

Desde 2022, a atualização cadastral está mais completa, com informações mais detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal. No fim de setembro, a secretaria lançou o módulo online da Declaração Anual de Rebanho, disponível no Sistema de Defesa Agropecuária, o Produtor Online. Esse módulo permite ao produtor rural fazer a declaração diretamente via sistema.

Para acessar a Declaração Anual de Rebanho, o produtor precisa apenas entrar no SDA – Produtor Online, com o mesmo login e senha que utiliza para emitir Guias de Trânsito Animal (GTAs), por exemplo. O novo módulo tem layout responsivo para celulares e tablets, podendo ser acessado nestes aparelhos.

Quem ainda não tiver acesso ao Produtor Online, pode requisitá-lo na Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária de referência. As IDAs e EDAs continuarão a fazer a Declaração Anual de Rebanho no formato presencial. Mais informações no site agricultura.rs.gov.br/declaracao.

* Com informações AI Governo RS.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido