Nos últimos dias, você pode ter sido visitado por um agente de coleta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, na primeira hipótese, ter pensado em algo relacionado ao Censo Demográfico. No entanto, os agentes estão realizando outro levantamento, que vai de outubro de 2023 e janeiro de 2024. É a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2023, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde, que tem como objetivo levantar dados sobre demografia e saúde, com foco na saúde reprodutiva das mulheres e homens e na saúde e nutrição na infância.
Ao contrário do Censo Demográfico, nem todas as residências serão visitadas, pois é uma pesquisa por amostragem, em que a amostra deverá ser representativa para gerar os indicadores. Nos próximos quatro meses, agentes de coleta vão visitar aproximadamente 133 mil domicílios, distribuídos em mais de 2,5 mil municípios em todo o país. Venâncio Aires é um dos municípios em que a pesquisa é realizada.
Como funciona
A consulta entrevista somente alguns domicílios que foram selecionados por métodos estatísticos para representar. O público-alvo são pessoas em idade reprodutiva, ou seja, mulheres de 15 a 49 anos, homens de 15 a 59 anos, e seus filhos de até 5 anos. É uma pesquisa com morador selecionado, pois a própria pessoa é a melhor respondendo sobre suas condições de saúde. O PNDS adota um formato de coleta onde a entrevista de mulher é feita por uma entrevistadora e a de homem por um entrevistador. Isso visa garantir que os informantes respondam confortavelmente sobre os diversos temas da pesquisa.
Resultados
Os resultados serão divulgados a partir do último trimestre de 2024 e, a depender da precisão das informações, poderão ser separados geograficamente por Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões Metropolitanas e Capitas de Unidades da Federação.
Os entrevistadores do IBGE estarão com crachá de identificação e dispositivo de coleta. É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do entrevistador.
Assuntos abordados
• O tema da fecundidade inclui abordagem a partir do registro detalhado de todos os filhos.
• No campo da contracepção investiga-se o conhecimento de vários tipos de métodos contraceptivos e seu uso.
• Aborda as intenções futuras de mulheres e homens sobre ter filhos, sua percepção do número ideal de filhos e outras informações relativas ao planejamento reprodutivo.
• Há um módulo específico para tratar sobre o pré-natal e parto realizado pelas mulheres, com foco em identificar se os protocolos de pré-natal estão sendo feitos, se a mulher teve gravidez de risco, qual era o desejo inicial sobre o parto e qual tipo de parto foi realizado, entre outras informações.
• O tema de pré-natal também é abordado para o homem, na busca de saber se houve participação e a intensidade dessa participação, assim como se houve acompanhamento do pai no parto.
• Em relação à saúde das crianças que moram com a mãe: Captação das informações sobre exames de triagem neonatais e de vacinação das crianças de até 3 anos.
• Para as crianças até 5 anos são levantados dados sobre alimentação, hábitos de uso de telas, atividades do desenvolvimento da criança e sobre o acometimento de doenças frequentes na infância (febre, tosse, diarreia, infecções respiratórias agudas).
• A PNDS também inclui perguntas sobre a orientação sexual quanto a identidade de gênero dos moradores selecionados com 18 anos ou mais. (E essa informação é uma demanda da sociedade civil, a qual o IBGE ratifica a importância de sua captação).
Objetivos
• Perfil das pessoas em idade reprodutiva, das suas preferências e intenções reprodutivas.
• Saúde e nutrição das crianças.
• Pré-natal e parto.
• Orientação sexual e identidade de gênero.
• Responder indicadores dos ODS de Saúde e Gênero.
• Entre outros indicadores que ajudarão no planejamento de políticas públicas.
• Auxiliar nas projeções populacionais, no componente de fecundidade.