Nesta quinta-feira, 9, a jovem santa-cruzense Danielle Paulus, 28 anos, embarca rumo a realização de um sonho, o de trabalhar e morar na Alemanha. Danielle está partindo com destino a cidade de Wangen, em solo alemão, para atuar como engenheira civil.
A jovem conta que a oportunidade surgiu após contato com a família que a acolheu durante um intercâmbio no mesmo país, em 2017, feito por intermédio da escola Auf gut Deutsch, onde aprendeu a língua alemã. “Durante o intercambio trabalhei como Au Pair – profissional que cuida de crianças – na casa de uma família e nunca perdemos o contato, e conversando com eles surgiu a oportunidade.”
Danielle destaca que nunca pensou em morar e estudar na Alemanha, mas após começar o curso de língua alemã em 2015, as chances de convívio com o novo pais foram surgindo. O conhecimento na língua alemã foi um requisito imprescindível para ser escolhida na vaga de emprego. “Sem falar alemão eu nem iria, foi a primeira coisa que me perguntaram e a entrevista foi toda em alemão”, comenta. A viagem da engenheira não tem data de volta, pelo menos por enquanto, já que os primeiros seis meses serão de experiência na nova empresa.
A motivação para iniciar os estudos de alemão, segundo a jovem, foi a vontade de falar o dialeto com as avós. “Eu falava alemão quando pequena, mas entrei na creche e perdi isso, e achava muito legal os meus amigos falando alemão com seus avós, então decidi aprender.” Danielle destaca que o aprendizado da língua foi um resgate importante da cultura da sua família, já que os parentes do lado materno e paterno têm o costume de falar o dialeto alemão.
“Com certeza o aprendizado de alemão me abriu muitas portas, não imaginava viver tudo isso. Se eu não soubesse o alemão, nada disso seria possível.”
DANIELLE PAULUS
Engenheira civil