A implementação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) de Venâncio Aires ainda é recente, mas já tem causado um impacto positivo no serviço de saúde do município e para as famílias de pacientes que precisaram do atendimento.
Em outubro, o hospital realizou uma cirurgia pediátrica inédita e que só foi possível porque a instituição conta com uma UTI. Segundo a médica intensivista pediátrica, Giani Cioccari, que também coordena a unidade no HSSM, o procedimento realizado foi uma decorticação por videotoracoscopia, considerado o melhor tratamento para alguns casos de pneumonia complicada com empiema (pus em grande quantidade entre o pulmão e a parede torácica). “É um procedimento rotineiro em pediatria, mas foi o primeiro caso realizado no HSSM. Estamos podendo proporcionar o tratamento de escolha para esse tipo de pneumonia grave”, explicou a coordenadora da UTI Pediátrica.
O procedimento foi realizado pelo cirurgião pediátrico Thiago Bertotto, há cerca de 15 dias, em uma criança de dois anos, moradora de Pelotas. Conforme a médica Giani Cioccari, a decorticação pulmonar por videotoracoscopia é uma técnica cirúrgica de tórax, na qual se utiliza uma microcâmera acoplada a um sistema composto por processadora de vídeo e monitor. “O procedimento é menos invasivo que a cirurgia convencional, possibilitando uma recuperação pós-operatória mais rápida e com menos dor.”
Além disso, a médica destaca outro ponto importante no novo serviço em Venâncio: a equipe de cirurgia pediátrica do HSSM dispõe da utilização de alteplase, um medicamento da classe dos fibrinolíticos, usados no tratamento de doenças pulmonares. “Ele é colocado no tórax do paciente e, com isso, conseguimos fazer com que saia o pus de dentro do pulmão sem precisar de uma cirurgia mais invasiva. Tem hospitais que não têm condições de fornecer esse tipo de tratamento.”