A Patrulha Agrícola da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) de Venâncio Aires finalizou na semana passada, a construção de dois novos aviários na localidade de Linha Cerro dos Bois. A iniciativa para impulsionar o setor da proteína animal – que tem crescido a cada ano no município -, e incentivar a agroindústria local proporciona, através do programa de Diversificação de Culturas, o subsídio em 100% do custo de até 100 horas/máquina de terraplanagem para a construção de aviários, que representa um investimento aproximado de 30 mil reais.
Na tarde de segunda-feira, 13, o prefeito Jarbas da Rosa, visitou o empreendimento de Miguel Luft, destacando que a proteína animal tem sido o mote da diversificação econômica e rural em Venâncio Aires. “A finalidade desses aviários se dá justamente para diversificar a cultura agrícola, na tentativa de transformar o município em um enorme polo de proteína animal, incentivando a agroindústria local”, destaca.
Conforme o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Gustavo Von Helden, que também acompanhou a visita, os aviários são voltados para a criação de aves de corte como também para a produção de ovos. “O Município dá a sua participação com o preparo do terreno em que os pavilhões são colocados. São máquinas e caminhões que deslocam a terra, ajustam o nível para dar acesso aos terrenos para então serem montadas as estruturas que receberão os frangos. Um investimento em 100 horas/máquina que refletem em números positivos na economia local”, enfatiza Gustavo.
Ele também ressaltou a relevância da ação para estimular a produção rural. “A parceria com os agricultores, através do Programa de Diversificação de Culturas, não só realiza os sonhos dos produtores, mas também evita o êxodo rural dos jovens. Além disso, esse investimento não é apenas no setor agrícola, mas também gira a economia local, contribuindo para o desenvolvimento do município”, finaliza Von Helden.
Até o momento, 11 aviários já foram construídos e entregues aos produtores rurais desde o início da atual gestão. Três aviários ainda estão sendo construídos, nas localidades de Monte Belo, Duvidosa e Tangerinas, com previsão de entrega até dezembro.
Fonte: AI Prefeitura