Na próxima semana, de 20 a 24 de novembro, ocorre uma programação especial em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 25. Serão cinco dias com horários especiais de atendimento no Vital Banco de Sangue de Venâncio Aires.
A enfermeira responsável, Daiana Keller, explica que serão oferecidos horários especiais, com a intenção de atender o máximo de doadores com qualidade e agilidade. Por isso, todos os horários devem ser agendados. O Banco de Sangue atenderá das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 15h30min. Daiana explica que o local ficará aberto até as 15h30min, mas as coletas devem ser feitas até uma hora antes para que haja tempo hábil de processamento do material.
Entre as orientações para o dia da doação, Daiana ressalta que o indivíduo precisa estar bem alimentado, bem de saúde e que apresente um documento de identificação. O agendamento da coleta é indispensável para garantir um atendimento mais ágil, sem espera, com mais tranquilidade para o doador e a equipe. Na triagem, a enfermeira destaca que são abordadas todas as questões de cuidado antes da doação, para que seja um processo seguro para o doador e garanta a qualidade do material coletado.
“A Semana do Doador vem para homenagear esta que é uma peça insubstituível e indispensável para a recuperação de pacientes hospitalizados por patologias, acidentes ou intervenções cirúrgicas. Queremos que os doadores sejam cada vez mais instigados a procurar o serviço e também valorizados pelo ato, que é importante para muitas vidas.”
DAIANA KELLER
Enfermeira do Vital Banco de Sangue

Agendamento
- O contato para agendamento de uma doação de sangue pode ser feito pelo telefone (51) 3741-7349 ou pelo WhatsApp (51) 98597-0325.
Regras para a doação de sangue
- Ter entre 18 e 80 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita até os 60 anos. Menores de idade também podem doar, desde que tenham documento de autorização assinado pelos pais ou responsáveis e que estejam acompanhados no dia da coleta.
- Estar bem de saúde.
- Dormir bem na noite anterior à coleta.
- Não ter ingerido bebida alcoólica até um dia antes da coleta.
- É preciso estar no mínimo 15 dias sem tratamento com medicamento antibiótico.
- Se tiver feito tatuagem ou aplicação de piercing em estúdios com condições sanitárias aprovadas, deve esperar seis meses. E quando não se pode validar a segurança do local, deve se esperar um ano.
- Quem usa piercing na região oral fica inapto para doação de sangue. Se o piercing for retirado, é necessário esperar um ano para a cicatrização do local. O critério é adotado porque a região oral é propensa a contrair infecções.
- Pessoas que usam medicação para controle de pressão podem doar sangue, desde que a pressão esteja controlada.
Ação da Folha do Mate
- O setor de Assinaturas do jornal Folha do Mate estará presente nas manhãs dos dias 21 e 24 de novembro, das 8h30min às 11h30min, na Semana do Doador, no Vital Banco de Sangue, com a distribuição de exemplares de jornais, entrega de cartão cortesia e sorteio de um kit especial.