*Texto atualizado às 16h45min
Moradores da região de Vila Mariante, que sofreram com os prejuízos gerados pela enchente que atingiu o 2º Distrito no último fim de semana, começaram a ter ideia dos estragos na manhã de hoje, quando o nível do rio Taquari começou a baixar. No fim da tarde desta segunda-feira, 20, o prefeito Jarbas da Rosa participou de uma reunião com o governador Eduardo Leite, realizada em Encantado, para falar sobre a necessidade de recursos para a reconstrução nesses locais.
Segundo o chefe do Executivo de Venâncio Aires, nos próximos dias devem ser enviados recursos estaduais para a reconstrução das estradas, dos prédios públicos e fornecimento de cestas básicas e kits de higiene e limpeza. Entretanto, essas verbas são referentes a cheia que aconteceu no início de setembro.
Para a situação atual, o Executivo da Capital do Chimarrão reforçou a necessidade de mais ajuda, tendo em vista que os prejuízos causados pela enchente superam os danos registrados há pouco mais de dois meses. “Aguardamos doações da comunidade e recursos do Estado. Não temos voluntários. Estamos sozinhos, nós enquanto Prefeitura, e a população de Vila Mariante”, relatou Jarbas durante entrevista na manhã de hoje.
De acordo com ele, além do auxílio de voluntários, os moradores precisam de doações de água potável, kits de higiene e limpeza, alimentos e móveis. Esses itens podem ser entregues na parte baixa do Parque do Chimarrão, junto ao Palco Super Lenz e na Prefeitura, em horário comercial. Os itens também podem ser levados até o trevo de acesso a Vila Mariante, na RSC-287, e ainda na sede do jornal Folha do Mate e rádio Terra FM.
Além disso, conforme a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, os postos de pedágio da RSC-287 e RSC-453 são parceiros para reunir os donativos. Para doações em valores, a Câmara de Comercio, Indústria e Serviços (Caciva) está reativando o PIX disponibilizado na última cheia: CNPJ 87.334.496/0001-18. “Precisamos de ajuda. Vamos trabalhar incansavelmente para reconstruir essas seis comunidades que foram duramente atingidas”, ressaltou o prefeito.
LEIA MAIS: