Hoje é 1º de abril e, para quem não sabe, é, também, o Dia da Mentira. As pessoas de todo o mundo costumam contar mentiras ou fazer brincadeiras quando chega o dia 1º de abril de cada ano, mas isso não surgiu de repente. é claro que há uma história e eu estou aqui para contá-la.
Há várias explicações para o surgimento dessa data tão inusitada, mas a história mais concreta e conhecida é a de que o Dia da Mentira surgiu na França, quando o rei mudou o calendário gregoriano e a festa de Ano Novo, que era comemorada no dia 25 de março e terminava no dia 1º de abril, passou a ser comemorada no dia 1º de janeiro. Algumas pessoas não gostaram da mudança e continuaram a comemorar na antiga data, ou seja, em 1º de abril. Isso gerou discórdia e gozação por parte dos que concordaram, por isso, eles mandavam convites de festas inexistentes àqueles que não estavam de acordo. A notícia dessa reviravolta toda se espalhou por todo o Reino Unido e, a seguir, por todo o mundo.
No Brasil, especialmente, o Dia da Mentira surgiu em Pernambuco, onde, por um dia, circulou ‘A Mentira’, um periódico/jornal, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. ‘A Mentira’ saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Daí surgiu o Dia da Mentira que conhecemos hoje, mas lembrem-se: mentir, somente neste dia. é feio e pode causar danos pessoais irreparáveis. Você já pregou sua peça de 1º de abril em alguém hoje? Corre que ainda dá tempo!
Beijocas da Mari!