Com o calor e os dias mais longos, o período é aproveitado para a prática de execícios físicos como caminhadas e pedaladas. Um dos adeptos dos pedais durante todo o ano, mas principalmente nestes dias mais propícios, é Marlon Eduardo Schuch, 27 anos.
O jovem ressalta que esta é a melhor época para pedalar, apesar dele praticar a atividade durante todo o ano. “Todas épocas têm seus prós e contras, mas essa em específico é ideal, esse clima de verão, com a brisa da natureza, e depois tem que ter a junção com os amigos no entardecer”, afirma.
E para aproveitar ao máximo os pedais no verão, Schuch destaca itens fundamentais para se proteger do calor e se prevenir de problemas que possam dificultar o pedal. Ele ressalta que na maioria dos trajetos faz uso de óculos, que protegem contra a luz do sol, mas também contra insetos que podem atrapalhar a visão. Além disso, protetor solar e capacete são indispensáveis, sem contar as garrafas de água para hidratação que carrega junto ao suporte na bike. “E quando a água acaba no meio do trajeto, pedimos para os moradores e repomos no meio do caminho”, afirma.
O ciclista explica que a bicicleta sempre esteve no seu dia a dia, desde a adolescência, quando usava como trasporte para a escola e, depois, para o trabalho. Mas como hobby, de forma mais frequente, pedala desde 2019, quando formou o grupo de mountain bike Bruxos do Pedal. Agora, integra o Pedal Trilheiro. Entre os objetivos do exercício, além da paixão pelo esporte, Schuch evidencia a saúde.
Entre os pedais marcantes que participou, ele afirma que é difícil escolher, já que foram muitas quilometragens já feitas. “São muitos lugares percorridos em todo o nosso interior, Venâncio é imenso, muitas pessoas não fazem ideia, são muitas trilhas.” Fora do município também já percorreu de bicicleta cidades como Encantado, Teutônia, Monte Alverne e Santa Cruz do Sul, além de Garopaba, em Santa Catarina. Neste domingo, 26, o grupo Pedal Trilheiro fará um ‘longão’ de 150 quilômetros até Cachoeira do Sul.
Acessórios contribuem com a prática esportiva
Quem percebe o aumento de pessoas interessadas pelo esporte e a vontade de pedalar nesta época do ano são os comércios especializados na prática esportiva, como a loja Arly Bikes. O sócio-proprietário Francisco Schmitz afirma que, com dias mais quentes e sem chuva, as pessoas ficam mais dispostas a saírem de suas casas, aproveitar a natureza, contemplar a cidade e ter uma opção de lazer ao ar livre, principalmente o ciclismo. “Faz muito bem para o nosso corpo, tanto que diariamente se percebe várias pessoas pedalando e aproveitando esse lado bom da vida. Neste fim de primavera e início de verão, o trabalho na loja aumenta.”
Schmitz ressalta que a época é marcada pelos clientes que aproveitam para fazer uma revisão na bicicleta ou até para adquirir novos equipamentos de segurança ou uma nova bicicleta. Entre os itens mais necessários ele enfatiza o capacete e os faróis, que permitem a identificação do ciclista e contribuem para a segurança, principalmente à noite. Ele também alerta pais e responsáveis que andam de bicicleta com crianças, pois estas devem estar acomodadas em uma cadeirinha apropriada e com cinto de segurança.
Além disso, ressalta o uso de óculos de sol e roupas adequadas para a atividade física, além da importância da hidratação, com água que pode ser levada junto à bike com suporte e garrafinha, ou em uma sacola ou mochila.