Nesta terça-feira, 5, a coluna Cultura Gaúcha completa 20 anos de circulação nas páginas da Folha do Mate. Assinada pela tradicionalista, escritora e jornalista Beatriz Colombelli, a página sobre tradicionalismo é publicada semanalmente, nas edições impressas de sábado. Além disso, o conteúdo também ganha espaço no site folhadomate.com.
No decorrer destes anos, a colunista – que nasceu em 3 de setembro de 1956, mês dos gaúchos – sempre evidenciou ações, projetos, cursos, festivais e eventos de entidades e pessoas que ajudam a promover o tradicionalismo em Venâncio Aires, na região e no Rio Grande do Sul. O convite para escrever a coluna foi feito em 18 de novembro de 2003, pelo diretor de Conteúdo da Folha do Mate, o jornalista e também colunista, Sérgio Klafke.
Para marcar as duas décadas, o Museu de Venâncio Aires abre as portas para a exposição ‘Teu legado passou por aqui’. Um ato agendado para hoje, às 19h30min, marcará a estreia da exposição que contará com 20 páginas, simbolizando os 20 anos da coluna. “Não sou eu que estou comemorando, são os tradicionalistas. Eles são os personagens principais destes 20 anos”, destaca Beatriz. Amigos, familiares, tradicionalistas e público em geral são convidados a prestigiarem a exposição, que ficará aberta à comunidade até o mês de janeiro. “Será um momento para relembrar e agradecer”, salienta.
Os 20 anos da coluna Cultura Gaúcha também serão destaque na sessão solene da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires agendada para amanhã à noite. A proposição da homenagem é do vereador Renato Gollmann (PTB).
“Obrigada a cada um que me proporcionou registrar e dar visibilidade aos feitos e fatos da tradição gaúcha.”
BEATRIZ COLOMBELLI – Colunista da Folha do Mate