Atualizada em 15/12/23 às 15h50min
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou na sexta-feira, 1º, a premiação dos projetos destaque da Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2023. Ao todo, estudantes de 19 trabalhos receberam o prêmio, entre os 148 submetidos ao evento. Além deles, seis menções honrosas, distribuídas entre projetos que tiveram a melhor redação e aqueles com a apresentação melhor elaborada, foram premiados. A Feira de Ciências ocorreu e 16 a 20 de outubro, com exposições dos trabalhos e apresentações virtuais e presenciais.
De Venâncio Aires participaram 12 projetos, vindos de cinco escolas estaduais e municipais, no qual cinco projetos foram premiados. Dos premiados, a coordenadora da mostra, Cláudia Mendes Mählmann, explica que alguns projetos podem ser contemplados com bolsas remuneradas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto ‘Derivados de Origem Animal’ da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Wolfram Metzler é um deles. As alunas receberão R$ 300 mensais em 2024 para desenvolver pesquisa. Outros projetos ainda podem ser contemplados, mas os trâmites ainda estão em andamento e encerram no início de janeiro. O Colégio Poncho Verde de Mato Leitão também foi reconhecido como projeto destaque e as estudantes do projeto receberão quatro bolsas remuneradas do CNPq por intermédio do evento.
Na solenidade, o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, agradeceu o trabalho dos envolvidos e enfatizou a importância de uma feira de ciências para os jovens. “Sabemos que hoje estudamos a vida toda e despertar a curiosidade nessa idade é fundamental para que se tenha sucesso enquanto aluno. Ainda, falando de educação, o Rio Grande do Sul tem 35% de evasão escolar e é algo que precisamos combater. Não é um problema só da escola, dos pais, do poder público, a sociedade precisa dar uma atenção especial a isso. E atividades como essa incentivam que os jovens permaneçam na escola.”
A coordenadora da feira, professora Cláudia Mendes Mählmann, também agradeceu aos envolvidos. “É um projeto construído a muitas mãos. Existe a preparação, capacitações, mobilizações, divulgação, orientações, desenvolvimento, o pré e o pós-evento, as publicações, tudo o que foi oferecido objetivou contribuir para um real aprendizado a todos. Então, é um dia para agradecer e homenagear.”
A atividade ainda teve a presença do pró-reitor Administrativo, Heron Sérgio Moreira Begnis; da assessora de relações interinstitucionais da Unisc, Carmen Lucia de Lima Helfer; e do secretário de Educação de Venâncio Aires, Émerson Eloi Henrique.
Projetos participantes
• Veganismo por que não? – Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Wolfram Metzler
• A Diversificação da Erva-Mate – EEEM Wolfram Metzler
• Tijolo ecológico de isopor e rejeito de PVC: uma alternativa para a redução da poluição e do custo em construções – EEEM Sebastião Jubal Junqueira
• Compostar também é um gesto de amar – Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer
• Valorizando o Cerro do Baú: para uma educação patrimonial de sucesso – Emef Narciso Mariante de Campos
• Projeto sementes: cuidando das sementes do futuro – viveiro nativo – Emef Narciso Mariante de Campos
• Dormindo também se aprende? – Emef Professora Odila Rosa Scherer
• Libras: quando as mãos falam – Emef Professora Odila Rosa Scherer
Projetos destaque premiados
• Derivados de Origem Animal – EEEM Wolfram Metzler
• A mágica das narcisetes: transformando e reciclando – Emef Narciso Mariante de Campos
• Explorando a Matemática com o uso de peças Lego – Emef Professora Odila Rosa Scherer
• Cuidando do meio ambiente: e os resíduos da comunidade? – Emef Narciso Mariante de Campos
• Do amor à dor: como romper o ciclo? – Emef Dom Pedro II
• Polinizando a natureza para a vida – Colégio Estadual Poncho Verde, de Mato Leitão
Fonte: AI Unisc