O Natal se aproxima e aos poucos os preparativos para a data começam a serem intensificados. Na casa de Lires Schmidt, 77 anos, moradora de Linha Sapé, no interior de Venâncio Aires, a produção de bolachas de Natal é tradição, receita passada pelas gerações. Lires é casada com Egon Schmidt, há 57 anos, com quem tem três filhos, a Márcia, a Angela e o Marcos. A mãe Arminda Ruppenthal ensinou a ela quando ainda era pequena. E para manter a tradição, foi repassado para as filhas que também já ensinaram as netas Luana e Eduarda.
Ingredientes
- 1 dúzia de ovos
- 5 xícaras de açúcar
- 1 xícara de leite
- 1 xícara de manteiga ou margarina
- 1 pacote de sal amoníaco
- Farinha
- Raspas de limão
Merengue
- 6 claras
- 1 kg de açúcar de confeiteiro
Modo de preparo
- Coloque seis ovos inteiros e mais seis gemas em uma bacia. Acrescente o açúcar, leite, a manteiga o sal amoníaco e as raspas de limão. Mexa bem. Coloque a farinha até dar ponto.
- Abra a massa com um rolo, de modo que fique bem fina. Use a criatividade para montar as bolachas, você pode usar um copo para cortar de formato redondo ou também usar forminhas.
- Unte a forma e adicione as bolachas, leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus. Enquanto estiver assando, é hora de fazer o merengue. Acrescente na batedeira as seis claras que foram separadas, bata bem, coloque o açúcar de confeiteiro aos poucos e bata até dar ponto.
- Quando as bolachas estiverem assadas, espere esfriar e coloque o merengue por cima. Use novamente a sua criatividade para enfeitar, pode usar bolinhas coloridas e granulados da sua preferência. Assim, estarão prontas, convide a família para experimentar e celebrar o Natal.
Texto: Júlia Brandenburg