Claidir presidente e Garcia fica

Provável presidente da Câmara de Vereadores em 2024, Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil) preferiu não ficar esperando para anunciar a formação da sua chapa só no dia da eleição da Mesa Diretora, como normalmente acontece, já que a disputa costuma ser acirrada e mudanças de última hora nunca podem ser descartadas. Na quinta-feira, 7, ela protocolou a nominata e, agora, só espera pelo dia 18 e pelos votos dos oito parlamentares de situação para confirmar a vitória.

Nelsoir Battisti (PSD) integra a chapa como candidato a vice-presidente, enquanto César Garcia (PDT) e Gilberto dos Santos (MDB) são primeiro e segundo secretários, respectivamente. Embora os nomes não sejam surpresas, há leituras interessantes a se fazer a partir dos componentes. A primeira é que, além de Claidir, que é a atual vice-presidente do Poder Legislativo, somente Garcia está mantido entre os quatro ocupantes da Mesa Diretora. É possível que tenhamos aí um ‘dedo’ do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), no sentido de garantir o voto de Garcia e a permanência dele na legenda, já que em determinadas ocasiões houve atrito entre o parlamentar e outros governistas e partidários.

A outra é que Gerson Ruppenthal (PDT), atual presidente da Casa do Povo e um dos maiores defensores do governo, e Benildo Soares (Republicanos) – quando voltar da licença – terão que ‘descer’ da Mesa e ocupar assento no plenário. Pode parecer bobagem, mas há um certo ‘status’ que se perde nos dois casos. Em relação a Soares, que tem no seu lugar, neste momento, o suplente Jerri Adriano dos Santos (Republicanos), a ‘descida’ pode até gerar um desconforto maior, já que ele também teve os seus dissabores com colegas governistas e Administração. Em que pese o fato de estar fora do Poder Legislativo, logicamente.

A oposição, mesmo sabendo que não há muito o que fazer, também vai apresentar uma chapa para a eleição do dia 18 de dezembro. Não estão definidos os nomes, no entanto. A partir da confirmação da vitória, Claidir será a sétima mulher a presidir a Câmara de Vereadores. As outras foram Helena da Rosa (MDB, em 2020), Sandra Wagner (PSB, em 2018), Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT, em 2015), Izaura Landim (MDB, em 2011), Marly Terezinha Trindade (MDB, em 2000) e Hilda Fröhlich (MDB, em 1993). São as mulheres fazendo cada vez mais história na política.

Rapidinhas

• O presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Gerson Ruppenthal (PDT), aproveitou o ato de entrega de emendas, no valor total de R$ 450 mil, do deputado estadual Airton Artus (PDT) à Prefeitura, para ir à forra contra André Kaufmann (PTB) e Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB). Nas últimas sessões da Casa do Povo, em determinados momentos, os dois vereadores criticaram a atuação de Artus na Assembleia Legislativa, caçoando especialmente pela indicação da Medalha do Mérito Farroupilha – a mais alta condecoração do parlamento gaúcho – ao atacante gremista Luis Suárez. “Falam que o Airton não faz nada, que não consegue recursos para o município. Pois bem, aí está a resposta para as flautas que temos ouvido”, alfinetou Ruppenthal. Da oposição, apenas Sandra Wagner (PSB) compareceu à agenda na Prefeitura.

• Fala-se tudo em relação à eleição para o Executivo de Venâncio Aires em 2024. As dobradinhas Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB) e Alexandre Wickert (PL) e Maciel Marasca (PP) devem ser confirmadas, mas há dúvidas sobre outras possíveis candidaturas. Em especial, há apostas de que o ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) pode acabar não concorrendo. Ele inclusive já ouviu do vereador Ezequiel Stahl (PTB), um dos possíveis vices, resposta negativa. José Cândido Faleiro Neto deve mesmo sair candidato pelo PT, em uma provável chapa pura.

• Deputado estadual Airton Artus (PDT) espera para o início de 2024 a aprovação do projeto Pró-Hospitais, que prevê que empresas possam doar recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos hospitais filantrópicos e santas casas do Rio Grande do Sul. A iniciativa já passou por várias comissões da Assembleia Legislativa e deve ir a plenário em breve, acredita ele. Já a proposta que trata da valorização da cadeia produtiva da proteína animal tramitará por mais tempo no parlamento.

• O vereador Nelsoir Battisti (PSD) fez questão de deixar claro que é contra o aumento da alíquota do ICMS proposto pelo Governo do Estado. Além de manifestar a posição durante suas participações na Câmara, ele também fez publicações nas redes sociais e está fazendo anúncio nesta edição da Folha do Mate, nesta mesma página. Nem todo mundo agiu assim.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido