Os atingidos pelas enchentes do rio Taquari na região de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, poderão ter novidades, nos próximos meses, com relação à realocação para áreas sem risco de cheias. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, cadastrou, no programa do Governo Federal ‘Minha Casa, Minha Vida Calamidade’, a construção de 30 unidades habitacionais no bairro Brands.
Segundo o titular da pasta, Ricardo Landim, o cadastro foi realizado no dia 28 de novembro e, mesmo que não se tenha certeza de que 30 famílias interessadas, a inscrição foi realizada como garantia, principalmente por conta dos prazos. “É apenas o cadastro, por enquanto. Aguardamos a confirmação do Governo Federal”, afirma.
53 metros quadrados – é a metragem de cada casa, que terá sala, cozinha, dois quartos e banheiro.
A escolha pelo bairro Brands se deve pela disponibilidade de área e, também, por algumas exigências do programa, como uma infraestrutura básica que abrange posto de saúde, escola e outros serviços essenciais. Para ser qualificado ao programa, é necessário que o cadastrado entregue o imóvel e terreno na região de risco, que deve, posteriormente, se transformar em área verde. “Não podemos construir novas residências em locais de risco, pois não faria sentido apenas realocar uma família e colocar outra no mesmo lugar”, completa Landim.
Procura
Landim enfatiza que, depois da primeira enchente do rio Taquari, em setembro, poucas famílias relatavam a possibilidade de mudança ou de sair de Vila Mariante. No entanto, após a última cheia, em novembro, ele diz que houve relatos, principalmente das famílias realocadas no ginásio de esportes de Linha Mangueirão durante a cheia, de que, se houvesse a possibilidade, aceitariam se mudar.
A inclusão de unidades habitacionais no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ para famílias que passaram por situações de calamidade foi confirmado no dia 8 de novembro, pelo Diário Oficial da União.