A noite da terça-feira, 12, foi marcada pela eleição e posse da nova diretoria da Cooper SAP RS, cooperativa escolar de Mato Leitão formada por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua (SAP). A iniciativa é promovida por meio de uma parceria entre a Fundação Sicredi e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
A assembleia ocorreu no auditório da Escola Santo Antônio de Pádua, mesmo local onde há pouco mais de um ano foi fundada a entidade. A estudante do 7º ano Luana Stéfany da Silva Fagundes assumiu o cargo de presidente do grupo no lugar de Mikaela Carolina Alves da Rosa. No momento da despedida, alunos que deixavam os cargos junto à cooperativa ressaltaram o sentimento de gratidão pela oportunidade de participarem dessa atividade.
Eles também relataram que o último ano foi muito importante para o desenvolvimento e fortalecimento pessoal de cada um e que os momentos vividos durante o período na diretoria da entidade farão parte das histórias deles, bem como as amizades que fizeram ao longo desse tempo. O grupo é coordenado pela professora Elisandra Moraes Hackenhaar.
Parceria
A diretora da Emef Santo Antônio de Pádua, Cátia Roberta Vogt da Rosa, salientou a parceria existente entre o educandário e a Cooperativa Sicredi, através de programas como o União Faz a Vida, que envolve o assessoramento pedagógico para os educadores, e ações de apoio financeiro, a exemplo do Fundo Filantrópico.
Para este ano, inclusive, a instituição de ensino recebeu cerca de R$ 20 mil, através da Associação de Pais e Mestres (APM), para a revitalização do pátio da escola. Ela ainda parabenizou o grupo de estudantes e o empenho e trabalho da professora Elisandra. “O amadurecimento e comprometimento de vocês muito me emociona.”
Em relação aos projetos citados por Cátia, o vice-presidente da Cooperativa Sicredi Integração RS/MG, Luiz Mário Berbigier, enfatizou que um dos objetivos da Sicredi é participar da vida das pessoas e das comunidades. Por isso, o lado humano é uma característica que o cooperativismo não pode perder.
“Através desses programas ajudamos a construir sociedades mais prósperas. Vocês [estudantes] estão auxiliando na formação de um mundo melhor por meio de uma sociedade inclusiva”, destacou. Ele também elogiou a escola pela beleza e organização. Ainda representando a cooperativa Sicredi, participaram da solenidade o gerente da agência de Mato Leitão, Daniel Cordeiro Machado, e o analista de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi, Eder Santos.
O professor, mestre e referência internacional em cooperativas escolares através da Marini Coop, Everaldo Marini, ressaltou o trabalho de excelência feito pela Cooper SAP. “Normalmente são necessários sete anos para se fazer o que eles realizaram em um ano. Essa assembleia foi uma aula de cooperativismo. Impressionou muito a autonomia, o protagonismo e a humildade dos alunos”, avaliou.
A secretária de Educação, Isabel Machry, professores e familiares dos estudantes também acompanharam a solenidade. O ex-estudante da Emef Santo Antônio de Pádua Lucas Andriel Ferreira, que coordenou o ato de fundação da Cooper SAP, também esteve presente.
“É através da educação que muitas coisas podem acontecer e nós abraçamos ideias que buscam gerar transformações. A cooperativa escolar é uma delas.”
SIMONE SILBERSCHLAG – Diretora pedagógica do Município
Diretoria
Conselho de Administração
- Presidente – Luana Stéfany da Silva Fagundes, 7º ano
- Vice-presidente – Rafael Antônio Fagundes da Silva, 7º ano
- Secretária – Quéren Assis Kroth, 7º ano
- Vice-secretária – Djulia Larissa Soares da Silva, 6º ano
- Tesoureira – Martina Luiza Jacobi, 6º ano
- Vice-tesoureira – Letícia Janaíne Caetano, 6º ano
- Diretora de Pesquisa – Mayane Francine Theisen, 6º ano
- Diretor de Comunicação – Júlio César Diehl Beppler, 8º ano
- Diretora de Educação Cooperativa – Brenda Yasmin Dresch, 8ºano
Conselho fiscal
- Camile Andrieli Rosa, do 6º ano; Cleber Renato Macedo, 7º ano; Luísa Gabriela de Azeredo, 7º ano; Maria Luiza Felisberto, 6º ano, Rafael de Souza Matthes, 8º ano; e Victor Silva da Rosa, 7º ano.