Após vencer a 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-17 2023, a jovem venâncio-airense Antônia Mylius Trindade, de 15 anos, foi convocada para a Seleção Brasileira da categoria Sub-19. Ela participará de um treinamento no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em Saquarema, no Rio de Janeiro, entre os dias 6 de janeiro e 17 de fevereiro de 2024, visando a preparação para o Mundial Sub-19. Ela é filha de Maribel e Riniz Trindade.
Antônia, que disputa a categoria Sub-17 atualmente e recém completou 15 anos, conta que é emocionante a convocação e a ansiedade é grande para o momento. Segundo ela, os objetivos são altos, para tirar bons frutos de todas as oportunidades. “Serão 45 dias longe da família, o que não é fácil. Mas é o meu sonho e quero aproveitar cada instante”, comemora.
Ela estará com outras 20 meninas de todo o país e são apenas duas representantes do Rio Grande do Sul. Mesmo sendo de uma categoria inferior, ela explica que houve a convocação para completar o elenco, já que não existem categorias Sub-16 e 17 da seleção de base. “Convocaram para que possamos aprender e nos desenvolver em um nível mais experiente e técnico.”
“É uma honra representar nosso país, ainda mais uma categoria muito acima da minha. Poder dizer que meu maior objetivo assim foi atingido, representar o Brasil e ter essa experiência incrível desses treinamentos que eu tenho certeza que vão ser ótimos.”
ANTÔNIA MYLIUS TRINDADE
Atleta
Campeã do Brasileiro Sub-17 no Rio de Janeiro
Antônia conquistou o primeiro lugar na 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-17 2023, realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro, no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) em Saquarema, no Rio de Janeiro. Antônia, com a dupla Manu, de Cachoeira do Sul, conquistou o primeiro lugar ao vencer a dupla carioca Lorena e Anita, por 2 sets a 0 (21/17 e 21/17).
Segundo a jovem, que esteve em Saquarema entre os dias 2 e 10 de dezembro, participando, também, do Brasileiro Sub-19 – onde acabou eliminada nas oitavas de final -, a dupla passou o campeonato invicta e alcançou o título, que era o principal objetivo. “Queríamos muito a medalha, até porque é o último ano de Sub-17 da minha dupla e o meu ainda é o primeiro, mas mesmo assim eu queria muito essa conquista. Em setembro, na primeira etapa do circuito, em Fortaleza, ficamos no pódio, em terceiro lugar, então agora a gente queria ir com tudo”, destaca Antônia.
A Manu, dupla de Antônia, treina em Florianópolis, Santa Catarina, enquanto que a venâncio-airense treina na Capital do Chimarrão. Na disputa pelo bronze, Maili/Luisa, do Rio de Janeiro, passou por Melissa/Ana Beatriz, do Mato Grosso do Sul, por 21/18 e 21/18. Após as duas etapas, o título vai para o Rio de Janeiro, com 190 pontos, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 180 e pelo Paraná, com 150.
