A partir da próxima terça-feira, 19, começa o horário especial do comércio para o Natal. Do dia 19 ao dia 22, sexta-feira, as lojas de Venâncio Aires estarão abertas até as 21h. No entanto, a principal novidade do calendário sugerido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) é de que não haverá expediente em nenhum domingo do mês de dezembro, incluindo o dia 24.
“Essa cultura do último dia não tem mais. Se você pegar exemplos de algumas lojas, já estão fazendo muitas promoções e campanhas para quem comprar até dia 20. A venda de última hora é uma venda cansativa, o cliente já não tem mais paciência, é quente, as pessoas já estão mais em clima de ir para casa. A maior venda acontece na semana do Natal. No dia não tem mais aquela correria que se tinha antes”, justificou Roberta Fischer, presidente da Caciva, em entrevista à Folha do Mate e Terra FM.
Quem concorda com a medida é Carmen Reis, agricultora de 62 anos, que já fez suas compras de Natal: “O pessoal do comércio também quer fazer um domingo. Eu acho válido não abrir”.
Roberta também ponderou que a decisão foi tomada em conjunto com os mais de 400 empresários associados à entidade, a partir de uma reunião. “A gente pede muito a opinião do nosso empresariado, que achou que nesse 24 não seria uma opção abrir por ser num domingo, para ter descanso da equipe”, disse.
LIBERDADE
Porém, como se trata de apenas uma sugestão, o empresário que optar por abrir sua empresa no dia 24 terá liberdade. “Quem manda no seu negócio é o empresário e ele faz um acordo com o funcionário. Está tudo certo, desde que sigam as regras da CLT e não ultrapassem as horas extras. O calendário é mais um acordo de cavalheiros para não ficar uma bagunça”, afirmou a presidente. Conforme levantamento feito pela Caciva junto aos associados, apenas 5% disseram que estão analisando a possibilidade de abrir na véspera do Natal. A permissão de abrir no domingo, 24, está prevista em acordo coletivo entre os sindicatos que representam empresas e trabalhadores.
COMÉRCIO
Dezembro é o principal mês para vendas. É o período em que a economia se aquece com as buscas pelos presentes de Natal e de amigo secreto, com as compras da ceia, entre outros. Na opinião de Roberta Fischer, o comércio da cidade está preparado para atender a toda essa demanda.
“O comércio é muito completo, ninguém precisa sair de Venâncio para encontrar produtos diferentes de alta qualidade. As lojas estão preparadas em termos de promoções, preços, condições de pagamento facilitadas, estão decoradas e os vendedores estão motivados. A gente já nota um aumento na circulação de pessoas e aumento das vendas”, comemorou.
“As pessoas estão planejando mais. Ninguém compra nada por impulso. As vendas são mais pensadas.”
ROBERTA FISCHER
Presidente da Caciva
Horários especiais do comércio sugeridos pela Caciva
• Dia 18: horário normal
• Dias 19, 20, 21 e 22: aberto até as 21h
• Sábados: aberto até as 17h
• Domingos: fechado
Caciva sorteará vales-compras de R$ 300
A Caciva está promovendo a ação ‘Natal de Conexões’, em que sorteará, na próxima sexta-feira, 22, dois vales-compras no valor de R$ 300,00: um para o sorteado e outro para seu atendente favorito, entre as empresas associadas.
Para participar, é necessário seguir a Caciva no Instagram em @caciva.rs, curtir a publicação oficial do sorteio e comentar no post mencionando o nome do seu atendente favorito e a loja onde ele trabalha.
A iniciativa, conforme os organizadores, visa celebrar a importância das conexões humanas, promovendo laços especiais entre clientes e atendentes do comércio local.
(Fonte: AI Caciva)