O secretário de Meio Ambiente de Venâncio Aires, Nilson Lehmen, destaca que as parcerias com o Comitê das Nascentes de Venâncio Aires (Conasva) neste ano permitiram e viabilizaram mais agilidade na recuperação de nascentes. “É um importante trabalho para o município, um trabalho grandioso e inovador no sentido de melhorar a quantidade e qualidade da água. A parceria vem para ter um olhar social além do ambiental.”
O secretário enfatiza também o trabalho do pedreiro e um dos integrantes do Conasva, Gilmar Jones Schwantes. O Comitê das Nascentes, segundo Lehmen, atende famílias que dependem diretamente das nascentes, nas bacias dos arroios Taquari Mirim, Castelhano e Sampaio.
Com caráter consultivo e deliberativo, o Conasva foi formalizado nesta semana. A diretoria é integrada por 12 representantes titulares e seus suplentes, sendo seis da sociedade civil e seis do Poder Executivo. No encontro desta semana, foi realizada a eleição do Conasva, que tem como presidente Rui Schwinn, vice-presidente Vicente Fin (da Emater) e secretária Carin Taira Gomes (Secretaria de Meio Ambiente).
Schwinn trabalhou ativamente no comitê desde a sua criação em 2018, quando atuava como servidor público da Prefeitura. Ele se aposentou no fim de março deste ano após 40 anos de serviço público. Com um amplo conhecimento da área rural de Venâncio, ele aceitou o convite para integrar a diretoria do comitê, de forma voluntária, a pedido dos ex-colegas e outras entidades. “Se viu a necessidade de termos uma lei mais ampla, antes tínhamos um decreto, mas agora se criou a lei com as entidades e representantes da sociedade civil.”
O presidente do Comitê das Nascentes projeta 2024 como um ano de muito trabalho. “Ainda teremos várias reuniões com a diretoria para também elaborar o regimento interno e criação de unidade gestora de pagamentos devido ao PSA [programa de Pagamento por Serviços Ambientais]. O trabalho será intenso.”
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.