Por Fernando Lemos, presidente do Banrisul
Para que uma instituição chegue aos cem anos, é preciso agir a partir de dois focos: de um lado, jamais perder de vista seus valores; e, por outro, manter sempre sua capacidade de se renovar. O Banrisul se aproxima dessa marca histórica dessa forma. Avançamos em inovação, sempre com uma forte conexão comunitária. Evoluímos sendo testemunhas e fomentadores das forças do Rio Grande do Sul seja no campo, no varejo, nas indústrias ou na realização de objetivos dos nossos clientes.
Como toda evolução, ela traz desafios permanentes. O Banrisul se tornou uma companhia de capital aberto, com acionistas ao redor do mundo — a maior do RS, em processo que liderei em minha gestão anterior à frente do banco. Estamos no auge de uma revolução tecnológica, trazendo novos tempos e costumes ao nosso dia a dia. O perfil dos consumidores também mudou: eles exigem experiências cada vez mais personalizadas, ágeis e digitais.
Esse cenário nos estimula a avançar ainda mais nessa direção, de consolidar o Banrisul como uma companhia inteligente e eficiente. Ser aberto, como somos, é uma questão de atitude. Trabalhamos para fortalecer nossos canais digitais ao mesmo tempo em que especializamos – com capilaridade – o atendimento presencial, com um time robusto e qualificado.
Nossa aposta está no relacionamento próximo e no entendimento das necessidades de nossos quatro milhões de clientes. O sucesso está na conexão com as centenas de comunidades que servimos espalhadas Rio Grande afora. Afinal, aproximar pessoas e oportunidades de negócio gera desenvolvimento.
Em 2024, estaremos ainda mais presentes no dia a dia de quem gera emprego e renda, alinhados à economia gaúcha — desde o comércio e o varejo, passando pelo campo, até setores estratégicos regionalmente. Para suprir as necessidades do mercado, nosso olhar está em modernizar e aprimorar. Essa é a caminhada que se apresenta. E inovar não é apenas “digital”, mas sim olho no olho: estar junto, presente, ser parceiro forte. Cada vez mais inteligente e humano.