Uma ação da Polícia Federal, com o apoio da Polícia Civil e da Receita Federal, na tarde de quarta-feira, 20, na BR-473, em Bagé, interceptou uma van escolar com um reboque acoplado e que transportava mercadorias importadas do Uruguai sem a devida regularização aduaneira.
Segundo a assessoria de comunicação da PF, a abordagem foi realizada próximo ao Aeroporto Internacional de Bagé e contou com equipes da Delegacia de Polícia Federal, agentes da Operação Hórus – Base Pedras Altas e integrantes da Receita Federal.
O veículo habilitado para transporte escolar partiu de Aceguá (RS) com oito passageiros, além do motorista e tinha como destino a cidade de Venâncio Aires, onde residem os ocupantes do veículo.
Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Bagé para o registro, onde, conforme a PF, ficou esclarecido que as mercadorias foram adquiridas pelo motorista da van. “Os demais passageiros foram contratados para simular a importação entre todos os tripulantes. Assim, em caso de fiscalização alfandegária, o valor dos produtos estaria dentro da quota estabelecida para isenção do imposto de importação para cada pessoa física”, diz a nota da PF.
Foram aprendidas 32 caixas contendo aparelhos de ar condicionado, além de bebidas importadas, sem a devida regularização tributária. O veículo utilizado para o transporte também foi objeto de apreensão.
As mercadorias foram avaliadas em cerca de R$ 25 mil e os impostos foram estimados em R$ 13 mil. Em razão do valor dos tributos, o motorista foi liberado.