A semana foi marcada pela posse de Marcelo Fonseca, reeleito presidente da Assoeva para mais um mandato. É o primeiro passo para seguir com a reformulação do clube em 2024. O treinador Fernando Malafaia vai para o terceiro ano consecutivo no comando técnico, certamente projetando maiores desafios e também conquistas.
Campanha
O torcedor da Assoeva criou boa expectativa em 2023 e o time teve momentos de vacilo nas três competições em disputa. Mas na reta final, algumas boas atuações ascenderam os ânimos nas arquibancadas, como nos jogos diante do Jaraguá e na inesquecível virada contra Cascavel. As eliminações na LNF e no Gauchão deixaram o clube nas quartas de final. Com trabalho e recursos extras nas contratações, o time amarelo pode chegar mais longe. Contudo, com o desmanche do elenco, terá de montar um grupo praticamente novo.
Última coluna
Na extinta Gazeta do Chimarrão, tracei as primeiras linhas sobre o futebol gaúcho e o Guarani no jornal impresso. Desde março de 2004, escrevo sobre esporte na Folha do Mate. São 20 anos com o compromisso fiel de trazer nova informação e opinião, o propósito de uma coluna de esporte. Abro espaço, a partir de janeiro de 2024, para os colegas e amigos Ismael Stürmer e Carlos Roberto de Oliveira, ambos com vasta experiência no jornalismo esportivo. Fica o meu abraço ao leitor e leitora e um até breve.
Acréscimos
• Pedro Geromel renova com o Grêmio por mais uma temporada. O capitão gremista fez história. Aos 38 anos convive com muitas lesões, indícios de uma aposentadoria breve.
• O sonho da CBF em contar com Carlo Ancelotti terminou após o técnico italiano renovar com o Real Madrid por dois anos.
• O interino Fernando Diniz tem contrato até junho de 2024 e não deve seguir na Seleção Brasileira.
• Apostaria em Abel Ferreira, o treinador mais vitorioso dos últimos anos no Brasil.
• O português tem contrato até dezembro de 2024 com o Palmeiras.
• Jorge Jesus, José Mourinho e Renato Portaluppi correm por fora, porém são boas opções.
• Feliz Ano-Novo!