A empresária santa-cruzense Cristchie Bechert voltou a demonstrar interesse em trazer um cinema com tecnologia 3D para Venâncio Aires. Segundo ela, a intenção é fazer contato já nos próximos dias com a Prefeitura para viabilizar a instalação daquele que seria chamado ‘Cine Venâncio’ ou ‘Cine Venâncio Aires’.
Cristchie estima o investimento total em mais de R$ 1 milhão, por isso, a busca também é por parceria com a Administração Municipal, que, em contrapartida, poderia usufruir do espaço, levando crianças da rede municipal de ensino, por exemplo, às sessões.
Há 12 anos no ramo, ela é proprietária, em Santa Cruz do Sul, do Cine Max e do Cine Santa Cruz. A intenção é expandir para novos municípios, e o primeiro seria Venâncio. “Estou extremamente otimista. Desde o início em que tive contato com o prefeito anterior, quando houve uma prévia divulgação desta possibilidade, eu recebi, inclusive, mensagens no meu perfil de pessoas de Venâncio Aires me agradecendo e se demonstrando muito entusiasmadas. Esse é um dos motivos que me deixa tão empolgada: ver a população feliz”, disse.
Diálogo
O interesse de Cristchie Bechert em instalar um cinema em Venâncio já existe há alguns anos. Ela lembrou que, em 2019, chegou a contatar a gestão do então prefeito Giovane Wickert (PSB). À época, o espaço definido era o antigo prédio da Secretaria Municipal de Cultura, na esquina das ruas Reynaldo Schmaedecke e Osvaldo Aranha, porém, a licitação para as reformas necessárias no prédio não atraiu propostas.
Na troca de governo, quando Jarbas da Rosa (PDT) assumiu o Executivo, em 2021, a empresária tentou retomar o assunto, mas como era início de gestão, as tratativas acabaram não avançando. Com o intuito de firmar uma parceria, ela pretende se reunir com representantes da Prefeitura nos próximos dias.
Cinema em Venâncio
- O Cine Imperial foi o mais conhecido em Venâncio Aires e esteve em funcionamento entre 1955 e 1982. Localizado na rua Júlio de Castilhos, em frente ao Tabelionato Lemos, o espaço era considerado uma opção de lazer para os venâncio-airenses, que na época não tinham acesso à televisão. A estrutura ainda está de pé.
- Mas além dele, se tem registro de cinema em Vila Mariante, na década de 1930, no auge do porto, e também no início dos anos 2000, próximo à Estação Rodoviária, no bairro Cruzeiro. Este segundo era uma proposta moderna e inovadora, mas fechou em 2015 após atrasos no pagamento de aluguel, IPTU, água e luz.