Moradora de Linha Ponte Queimada, no interior de Venâncio Aires, Lovane Gross, 56 anos, assumiu em dezembro a presidência do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova). Ela substitui Sílvio Jaeger, que liderou o grupo ao longo dos últimos quatro anos. A eleição e posse dos integrantes da diretoria ocorreu em 14 de dezembro.
Em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM 105.1, Lovane destacou, durante entrevista realizada na terça-feira, 2, que o apreço pelas flores vem de muitos anos, especialmente porque a mãe e a avó já mantinham esse hábito. Pelas orquídeas, foi algo que surgiu depois que ela se casou. Em março deste ano, ela completará 11 anos como associada do Nova e, inclusive já foi secretária da entidade.
“Participei pela primeira vez a convite de um amigo, que me chamou para conhecer, e já me associei nessa reunião”, recorda. Os encontros do grupo, hoje formado por 60 sócios, ocorrem mensalmente, de forma intercalada entre Venâncio e Mato Leitão. Segundo Lovane, para participar da associação somente é necessário gostar de orquídeas e de fazer boas amizades. Além disso, os integrantes pagam uma anuidade de R$ 80.
Aprendizado
Durante os encontros, os participantes aprendem sobre plantio, cultivo e adubação de orquídeas e também encontram um espaço para troca de experiências e de vivências. “A orquídea em si é uma flor muito bonita e que chama atenção. Quando as pessoas entram no Nova já têm uma aula sobre elas”, destacou.
Em relação aos projetos para este ano, Lovane informou que a diretoria ainda não definiu o cronograma de atividades. Mas já adiantou que os associados do Nova têm diversas exposições em todo o estado para participar ao longo de 2024.
A primeira ação que será realizada pela entidade está prevista para os dias 30 e 31 de março, quando ocorrerá a 1ª Exposição Regional da Cattleya labiata, em Mato Leitão, que ostenta o título de Cidade das Orquídeas. Além disso, nos dias 6, 7 e 8 de dezembro ocorrerá a Exposição Estadual de Orquídeas, na Capital Nacional do Chimarrão.
Diretoria
- Presidente: Lovane Gross
- Vice-presidente: Márcia Henkes
- Secretária: Marlise Schwingel Henn
- Vice-secretária: Irmgarte Schwarzbold
- Tesoureira: Nestor Schuck
- Vice-tesoureiro: Paulo Theisen
“Deixamos um caminho muito bem trilhado e sólido para a próxima diretoria”
Ao se despedir da função de presidente, após quatro anos à frente do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova), o empreendedor e professor Silvio Jaeger fala sobre o sentimento de dever cumprido e destaca que um dos principais objetivos da entidade, que não tem fins lucrativos, é compartilhar e vivenciar o hobby de cultivar orquídeas.
Entre as ações realizadas pela diretoria ele cita a distribuição de mudas de Cattleya labiata entre os associados, a promoção de exposições virtuais e escolha de uma planta para ser capa da página do Nova no Facebook a cada mês, especialmente durante a pandemia.
“Fizemos em 2022 e em 2023 duas grandes excursões para orquidários do Paraná e de Santa Catarina em busca de plantas diferentes e melhores. Levamos nossos associados para Rolante e Santa Rosa em exposições e fizemos muitas distribuições de mudas e de plantas adultas durante as reuniões do ano”, compartilha.
Crescimento
Jaeger também comemora o aumento no número de associados. “Terminamos 2023 com 16 associados novos em relação a quando eu assumi. Isso significa que crescemos cerca de 20%, o que é altamente positivo”, avalia. Ele também menciona a boa exposição de retomada realizada em Venâncio Aires, em 2022, e a maior de Laelia purpurata, com 1.268 flores expostas, durante a Festa das Orquídeas, em Mato Leitão, em dezembro do ano passado.
“Terminamos o ano em alta e com o Nova mostrando realmente a importância que tem como uma associação dedicada ao cultivo de orquídeas. A avaliação que eu faço é altamente positiva e, mais do que isso, deixa um caminho muito bem trilhado e sólido para a próxima diretoria, para que façam um bom trabalho. Nós também estaremos à disposição do grupo”, ressalta.
“Esses quatro anos foram altamente positivos. Colocamos o Nova em uma posição de muito destaque dentro da orquidofilia do estado. O núcleo ficou mais em evidência e mostramos que a orquidofilia é algo popular, uma atividade que as pessoas admiram, gostam e se movem para visitar, como ficou comprovado na Festa das Orquídeas.”
SÍLVIO JAEGER
Ex-presidente do Nova
Entrega de mudas
- O ex-presidente do Nova, Sílvio Jaeger, também acredita que o mandato foi encerrado com os associados felizes com o resultado do trabalho. “No evento realizado no fim do ano passado, cada um recebeu, pelo menos, duas mudas de Laelia purpurata”, comenta.
- Os 30 associados que mais mandaram plantas para exposições fora de Venâncio e de Mato Leitão ainda foram contemplados com duas caixas plásticas, com a identidade visual do Nova, preparadas para que eles possam colocar plantas e enviá-las para eventos em várias cidades. O objetivo é a padronização desses materiais.