Se por fora a Igreja Santa Catarina, de Linha Brasil, já tinha passado por uma repaginada há dois anos, agora é a vez da parte interna receber o mesmo tratamento. Começaram na última semana as obras da reforma no interior de um dos templos católicos mais antigos de Venâncio Aires.
Assim como já tinha acontecido entre o fim de 2021 e início de 2022, época da revitalização externa, novamente foi a comunidade quem buscou dinheiro para a obra. Segundo a secretária da Comunidade Santa Catarina, Aline Neumann, cerca de R$ 45 mil serão investidos para sanar problemas estruturais e de infiltrações, principalmente. “O recurso para pagamento vem de doações, como o Livro Ouro [documento onde ficará registrado o nome de cada pessoa física ou jurídica que contribuiu com algum valor], e de recursos que a comunidade têm através de eventos, como as quermesses de maio de 2022 e maio de 2023, além das rifas anuais”, explicou Aline.
A obra está a cargo de uma empresa de Lajeado, contratada para dois meses de trabalho, mas que pode ser postergado por mais um mês. “Tem a lavagem do forro, depois melhorias no reboco e pintura. É uma igreja muito bonita e vai ficar mais ainda”, comentou Edemar dos Santos, um dos trabalhadores responsáveis pela reforma. Nesses primeiros dias, ele e os colegas, usando devidamente equipamentos de segurança, sobem sobre um andaime e trabalham a uma altura de nove metros, para alcançar a abóbada.
Conforme o tesoureiro da comunidade, Mauro Kist, são cerca de 200 famílias associadas e pelo menos 30 delas contribuíram diretamente com o Livro Ouro, movimento iniciado já na época da reforma externa. Para o lado de fora do templo, foram necessários R$ 62 mil, usados na lavagem das paredes e telhado, troca das calhas e pintura. “Fazia mais de 20 anos que não tinha reforma interna e uns 30 anos na parte externa. Quem construiu essa igreja, há 75 anos, teve um trabalho árduo, todo braçal, então é importante essa manutenção”, avaliou Kist.
Cartão-postal
Localizada à margem da ERS-422, a Igreja Santa Catarina é e um dos principais pontos de referência de Linha Brasil, atração turística e parada para fotografias. “Para nossa comunidade, é o cartão-postal de Linha Brasil e uma das igrejas mais bonitas de Venâncio. Então é um orgulho participar desse momento de reforma, ajudando a manter a história”, destacou o presidente da comunidade, Hélio Bartelmebs, que foi batizado e crismado no templo. O pai dele, Francisco (já falecido), era um adolescente quando ajudou na construção, em 1948, assim como fizeram dezenas de moradores.
Quem também valorizou a iniciativa da reforma foi o pároco de Linha Brasil, padre Pedro Bernardo Rockenbach, que está na comunidade há quase dois anos. “As pessoas que moram numa localidade também são o cartão-postal dela. Então quando elas preservam uma obra dessas, se vê como elas enxergam o mundo e a necessidade de preservar sua história.”
Saiba mais
• A história da comunidade católica em Linha Brasil remete ao ano de 1917, quando foi construída a primeira igreja em honra a Santa Catarina e que hoje é usada pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana.
• De acordo com o Livro Tombo nº 1, a Paróquia Santa Catarina foi criada em novembro de 1941 e o primeiro padre da então nova paróquia foi Cônego Augusto Estanislau Mallmann, que trabalhou na localidade por 25 anos.
• Em 13 julho de 1948, houve a marcação da fundação do terreno para o novo templo e a colocação da pedra angular foi em 17 de outubro do mesmo ano. O ato foi prestigiado por Cônego Albino Juchem, então pároco de Venâncio, e pelo prefeito Major Hermes Jorge Pereira. Em 10 de fevereiro de 1950, foi colocada a cruz na ponta da torre, que fica a cerca de 30 metros de altura.
• A Igreja Santa Catarina tem a estrutura em estilo neogótico, assim como a Igreja Matriz São Sebastião Mártir, no centro de Venâncio. O piso, aliás, tem ladrilhos semelhantes à Igreja Matriz. São originais do fim dos anos 1940, assim como os bancos de madeira.