Prazo para adquirir a nova Carteira de Identidade Nacional vai até 2032

-

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) vai substituir aos poucos o conhecido RG. Desta forma, os brasileiros terão apenas um documento de identificação nacional. Mas não é necessário se apressar, pois o RG anteriormente emitido pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) segue válido até fevereiro de 2032, podendo ser atualizado em qualquer data dentro deste prazo. A emissão da 1ª via do novo modelo de documento é totalmente gratuita.

Para solicitar o novo modelo de documento que adota o CPF como número de registro, o cidadão deve comparecer ao Posto de Identificação do IGP, localizado junto ao Espaço Venâncio Empreendedor, situado na rua Tiradentes, número 1060, no Centro, de segunda a quinta-feira, no horário das 8h às 14h. Na sexta-feira, o atendimento inicia às 8h e segue até as 13h. No local, o atendimento é por ordem de chegada e, devido à alta procura, estão sendo disponibilizadas o total de trinta fichas para o serviço.

É necessário informar o número do CPF e apresentar a certidão de nascimento, de casamento ou de casamento com a averbação do divórcio correspondente ao estado civil atual. É imprescindível que o cidadão esteja livre de restrições junto à Receita Federal. De acordo com o IGP, a previsão de entrega do documento é de aproximadamente 25 dias úteis.

Ao contrário do documento atual, a validade do novo documento depende da idade do titular no momento da expedição: cinco anos para crianças de até 11 anos e 10 anos para quem tem de 12 a 59 anos. Para as pessoas que têm mais de 60 anos, a validade é indeterminada.

Além disso, é importante ressaltar que a emissão 2ª via da nova carteira também já está disponível. Portanto, a solicitação desta requer pagamento de taxa, no valor de R$86,66. O cidadão que realizar o pedido da 1ª via, será isento de taxas.

Texto: AI Prefeitura

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido