Iniciaram, nesta segunda-feira, 8, os trabalhos de escavação de açudes aos beneficiados no programa estadual Supera Estiagem. A primeira localidade a receber o serviço foi Cerro dos Bois. Nos próximos dias, outras 11 propriedades rurais serão atendidas pela iniciativa, que busca mitigar os efeitos causados pela estiagem.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural, Celso Ademir Ferreira, o programa é um convênio assinado pela Prefeitura com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado. Desta forma, a Emater/RS-Ascar e a administração municipal fiscalizam a execução do serviço, que é feito por uma empresa contratada pelo governo gaúcho.
“Esse esforço conjunto tem como propósito primordial auxiliar os agricultores a lidar com os desafios causados pela estiagem. Assim, vamos proporcionar uma ferramenta essencial para a preservação e o uso sustentável da água em suas atividades agrícolas”, destacou o secretário.
Os 12 beneficiados foram selecionados em 2023 pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder). A iniciativa visa fomentar a irrigação e o armazenamento de água nas propriedades rurais afetadas pela estiagem. Para essa etapa, foi disponibilizado um recurso total de R$ 93.888, dividido entre as propriedades selecionadas.
Texto: AI Prefeitura