A Páscoa está chegando e, com ela, a famosa tradição de comer muitos e muitos chocolates. De alguns anos para cá, o chocolate virou até arte e algumas pessoas arriscam ganhar a vida produzindo essas ‘preciosidades’. Há chocolates em forma de coelhinho, chocolate em forma de objetos, chocolate em forma de animais e diversos outros. O ovo de Páscoa ainda continua a ser a ‘arte’ mais famosa no chocolate e, um dos mais gostosos e conhecidos, é o ovo de Páscoa do bis.
Para a surpresa de todos, os ovos de Páscoa Bis Xtra+Chocolate, da Lacta, foram retirados dos mercados do Rio de Janeiro, por, segundo Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio, promoverem o bullying. A embalagem vem com adesivos que incentivam os consumidores a ‘sacanear’ os amigos. A frase “personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo” acompanha cada ovo. Entre os adesivos, estão “morto de fome”, “nervosinho”, “fanfarrão” e “exibido (a)”.
Pois é. Confesso que quando fiquei sabendo sobre o ocorrido, achei até meio sem sentido. Retirar um ovo de Páscoa dos mercados por, supostamente, incentivar ao bullying? Minha gente, o bullying está em todos os lugares! O bullying está na escola, no dia-a-dia de cada adolescente ou criança, no cabeleireiro, no mercado, na loja da esquina e, principalmente, na internet, onde até já recebeu um nome próprio: ciberbullying. Na minha opinião, não é um simples ovo de Páscoa, ainda mais tão gostoso quanto o do bis, que vai incentivar os jovens a praticarem o bullying.
Até o momento, os ovos do bis estão proibidos somente no Rio de Janeiro, mas, pela proporção da notícia, é capaz de se espandir por todo o país. Vamos aguardar.