O coordenador da Defesa Civil de Venâncio Aires, Luciano Teixeira, estima que 5% das edificações do município, o que inclui casas, apartamentos e prédios comerciais, foram afetadas pelo forte temporal da noite de terça-feira, 16.
Ontem o dia foi marcado pela reconstrução, o que também impactou na rotina de trabalho de muitas pessoas e no funcionamento de empresas e serviços públicos. Com previsão de chuva para a noite de quarta e essa quinta-feira, 18, muitos moradores correram para providenciar lonas e adquirir telhas. Além daqueles que saíram às ruas para essas
providências, um movimento fora do normal foi registrado na região central, o que gerou em um fluxo intenso no trânsito para essa época do ano. Empresários se queixaram da circulação dos curiosos de plantão, que foram ao centro da cidade para conferir os estragos.
Vento levou a bandeira do Brasil
A Praça Henrique Bender, conhecida como Praça Evangélica, foi um dos espaços públicos mais devastados da região central. O local precisará uma ‘reconstrução’ total, pois teve inúmeras árvores arrancadas com a força do vento.
O que também foi levada pelo vento foi a bandeira do Brasil, que ficava hasteada junto ao Monumento da Bandeira, que fica nesta praça. O local é mantido pelo Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão, que pede colaboração da comunidade para encontrá-la. Quem tiver informações pode fazer contato pelo número 99696-1054.
Sem comunicação no meio do temporal
Logo após o temporal da noite de terça-feira, 16, acredita-se que a cidade inteira tenha ficado sem energia elétrica. Sem energia, a comunicação entre as pessoas também ficou comprometida. Muitos ficaram sem bateria no celular ou sem sinal de internet ou telefonia.
Um serviço que há tempo eu não usava acabou sendo resgatado na noite de terça-feira entre colegas e familiares: o SMS, que é a mensagem de texto no celular. Foi a forma encontrada para dar um ‘sinal de vida’.
São Sebastião, rogai por nós!
A frase acima, já conhecida pelos devotos de São Sebastião Mártir, foi repetida pelo prefeito Jarbas da Rosa, ontem, após avaliar mais um evento climático que atingiu Venâncio Aires. Ele pediu proteção do padroeiro do município, às vésperas da festa em homenagem ao santo, que inicia amanhã e segue até domingo.