Entre os dias 15 e 18 de janeiro, agricultoras dos municípios de Venâncio Aires e Vale Verde, com as extensionistas sociais da Emater/RS-Ascar, participaram do curso de Processamento de Frutas e Hortaliças do módulo doces, no Centro de Treinamento da Emater de Fazenda Souza (Cefas), em Caxias do Sul.
Durante os quatro dias de curso foram repassados conhecimentos sobre as boas práticas de fabricação dos produtos, envolvendo a parte de higiene e manipulação. Foram elaborados doces cremosos, geleias, compotas, frutas cristalizadas, frutas desidratadas e doces de corte, com frutas como pêssego, pitaya, uva, laranja, cenoura, abacaxi, mamão, goiaba, maçã, ameixa e damasco. O objetivo do curso foi aprimorar os conhecimentos na agroindustrialização caseira dos alimentos, como forma de geração de renda e melhor aproveitamento das frutas e hortaliças das propriedades rurais.
De Venâncio Aires, participaram as agricultoras Marilene Coutinho Mees, Roseli Inês Hichmann e Marli Rosângela de Oliveira, acompanhadas da extensionista Viviane Röhrs. Marli, que reside na localidade de Linha São João, destaca que o curso fará diferença na sua rotina. “Achei o curso muito bom, aprendi coisas novas e diferentes dos outros cursos que eu já tinha feito. O orientador explicou muito bem e o melhor foi que aprendemos na prática, já tirando dúvidas”, afirma.
De Vale Verde participou a agricultora Carla Schuch e a extensionista Andrea Lencina Balbueno. Além de acompanhar as agricultoras, as extensionistas puderam aprimorar seus conhecimentos para multiplicarem nas comunidades rurais de seus municípios.
A Cooperativa Sicredi foi parceira para o custeio das despesas de alimentação e hospedagem das agricultoras e as Prefeituras Municipais contribuíram com a cedência do transporte para deslocamento até o local do curso.
*Com informações da Emater/RS-Ascar